Apple bane programadores que vendam ou partilhem dados de utilizadores


Por em

A Apple é das empresas que mais reforça a sua segurança e que mais se preocupa com dados e privacidade dos seus utilizadores.

Entretanto, e silenciosamente a Apple reforçou as suas regras de App Store para proteger melhor os utilizadores de programadores que pretendam partilhar os seus dados ou vendê-los a terceiros. Anteriormente, os programadores pediam os contatos telefônicos dos utilizadores e, às vezes, vendiam esses dados sem o consentimento explícito dos utilizadores, isto segundo a Bloomberg, que detectou a mudança desta novas regras.

apple utilizadores dados programadores

As mudanças nas regras, que foram feitas na semana passada, afirmam explicitamente que os programadores estão proibidos de transformar catálogos de endereços num banco de dados de contatos e de vender esse banco de dados. Estes também não podem transformar dados em perfis de utilizadores.

Os Programadores ainda podem solicitar listas de contatos para uso nas suas aplicações, mas precisam informar exatamente o que farão com os dados. Se tiverem mais de um objetivo em mente, precisarão explicita-lo e solicitar mais consentimento.

O Facebook foi criticado em março por permitir que um programadores de terceiros obtivessem os dados de mais de 87 milhões de pessoas durante o fiasco da Cambridge Analytica. O tempo das novas regras da App Store parece indicar que a Apple está a tentar impedir o uso indevido de dados por parte da sua comunidade de programadores.

Mas nem tudo são boas noticias, porque, a empresa não pode fazer nada sobre os dados que já foram partilhados ou mesmo vendidos por programadores mal intencionados.

Embora a Apple possa remover as aplicações de programadores que violam essas novas regras, ela não tem controle total sobre o que esses decidem fazer com os dados depois de serem obtidos, o que é o mesmo problema que o Facebook encontrou.

Pode interessar:

Apple iOS 12 oficializado: Tudo o que precisa de saber

Apple e Qualcomm, a “luta” está séria

Samsung Galaxy S9 Plus bateu tudo em Abril de 2018

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Apple

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Elephone A4 Pro afinal vai mesmo existir. Veja as imagens!

ASUS ROG lançou o PC Gaming Desktop Strix GL12

Seguinte