Contacte-nos comercial@leak.pt
Leak
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Reviews
    • Jogos
  • Burlas
  • Dinheiro
  • Casa
  • Especiais
  • Caça-promoções
  • Auto
  • Streaming
  • Ciência
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Reviews
    • Jogos
  • Burlas
  • Dinheiro
  • Casa
  • Especiais
  • Caça-promoções
  • Auto
  • Streaming
  • Ciência
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Apple A13 e Huawei Kirin 985 vão ser os chipsets mais inovadores

Bruno FonsecaporBruno Fonseca
10 de Agosto, 2024
em Sem categoria
Tempo de leitura: 2 minutos de leitura
ARM
Google
Segue a Leak no Google

Dá prioridade à Leak nas notícias e segue o nosso perfil para encontrares mais conteúdos no Google e no Discover.

Adicionar como fonte preferida Seguir a Leak no Google
Partilhar
Tweet
Tamanho do texto

A tecnologia presente nos smartphones tem-se vindo a desenvolver a um ritmo muito elevado. Isto está bem presente nos ecrãs, nas câmaras e também nos chipsets. No caso dos processadores, de facto, a evolução tem sido enorme. Depois de muitos fabricantes já terem adotado a tecnologia de 7nm nos seus processadores, há outra grande novidade a chegar em breve. Ela vai estar presente no Huawei Kirin 985 e no novo chipset Apple A13.

Na prática, trata-se de um processo de fabrico ainda muito mais avançado. 

Huawei Kirin 985

O Apple A12 Bionic, o Snapdragon 855 e o Kirin 980 são os três principais chipsets que estão no mercado este momento. Cada um deles pertence a um fabricante diferente. No entanto, têm uma coisa em comum. São fabricados pela Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, que é como quem diz, a TSMC.

Ora a TSMC vai introduzir em breve um processo de fabrico melhorado de 7nm e que incorpora a tecnologia EUV.

Estas três letras significam três Litografia de ultra-violeta extrema. Na prática garantem ainda mais precisão no desenvolvimento dos chips. Ou seja, será possível desenvolver hardware mais poderoso sem ocupar demasiado espaço. Isto vai ajudar também a aumentar a eficiência devido a um tamanho mais pequeno.

Huawei Kirin 985

A TSMC já tinha confirmado no ano passado que a produção em massa utilizando este processo de fabrico iria começar este ano. Mais concretamente na segunda metade. No entanto, novas informações, dão conta que a Apple e a Huawei serão as primeiras a aproveitar esta tecnologia.

Huawei Kirin 985: o processo de fabrico com a tecnologia EUV associada aos 7 nanómetros é conhecida internamente por N7+.

Ora esta tecnologia será aplicada no novo chipset da Huawei que se vai chamar Huawei Kirin 985 ao invés do Kirin 990 – talvez isto seja uma indicação de atualizações mais pequenas.

apple a13 e huawei kirin 985 vão ser os chipsets mais inovadores

Ainda não são conhecidos muitos pormenores. No entanto, considerando as melhorias que vão chegar graças ao EUV, espera-se um aumento das velocidades de relógio, juntamente com um aumento na eficiência de 10%. Esta tecnologia também vai permitir à Huawei criar um chip 15% mais pequeno que o Kirin 980.

Entretanto a produção do Huawei Kirin 985 deve chegar no final deste trimestre. A Huawei deverá apresentá-lo ao mundo no final de Agosto ou no início de Setembro como fez com o Kirin 980.

O outro fabricante que também vai aproveitar esta tecnologia é a Apple. No entanto não será bem igual à da Huawei. É que o gigante da maçã, em vez de utilizar o processo N7+, vai utilizar uma função ainda mais eficaz chamada N7 Pro.

Neste momento, não se sabe o que vai diferenciar os dois processos mas algo deverá existir. Resta agora aguardarmos para mais informações.

Subscrever newsletter Recebe os melhores artigos da Leak no teu email
Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Artigo Anterior

(Rumor) AMD vai anunciar as primeiras Radeon Navi na E3 2019!?

Artigo Seguinte

iOS 13: saiba tudo o que vem aí no maior leak de sempre

Artigos

oled, smartphone
Gadgets

Usar o telemóvel ligado à tomada sem gastar a bateria?

8 de Outubro, 2026
Quando alguém morre a Segurança Social pode pagar até 1.611€ mas há prazos
Dinheiro e Direitos

Segurança Social: as datas de novembro já saíram

8 de Outubro, 2026
Atenção ao barulho em casa: a coima pode chegar aos 4000 euros
Dinheiro e Direitos

Atenção ao barulho em casa: a coima pode chegar aos 4000 euros

8 de Outubro, 2026
Deixar comentário

Em destaque

Cartão retido no Multibanco? O que fazer nos primeiros minutos

6 de Outubro, 2026
Cash trapping: o truque que prende o teu dinheiro no multibanco, adiantar numerário no multibanco, limite diário dos levantamentos no multibanco

Salário mínimo, pensões e apoios: quanto vais receber a mais em 2026

11 de Setembro, 2026
O novo monstro do LIDL chegou para substituir o teu forno e o grelhador

Cabem 18 pares de sapatos: a sapateira do LIDL vai voar das prateleiras

15 de Setembro, 2026

Se vês esta mensagem no multibanco não faças isto (pode custar-te caro)

20 de Setembro, 2026

Newsletter Leak

Recebe os melhores artigos da Leak no teu email

Regista-te aqui

Artigo Seguinte
Apple não

iOS 13: saiba tudo o que vem aí no maior leak de sempre

A Leak.pt traz-te notícias de tecnologia, promoções, dicas para a casa, alertas de burlas e informações úteis para o dia a dia. Explicamos de forma simples o que realmente importa, ajudando-te a poupar dinheiro, tomar melhores decisões e proteger-te online.

Ligações
  • Quem somos
  • Estatuto editorial
  • Ficha técnica
  • Contactos
Categorias
  • Tecnologia
  • Especiais
  • Dinheiro
  • Burlas
  • Caça-promoções
© 2026 Leak.pt – Otimizada por SEO4Discover
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos e condições
  • Declaração de Privacidade
Leak no Google no Google
Fonte Seguir
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Contacte-nos comercial@leak.pt
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Reviews
    • Jogos
  • Burlas
  • Dinheiro
  • Casa
  • Especiais
  • Caça-promoções
  • Auto
  • Streaming
  • Ciência

Leak@2026 - Todos os direitos reservados