iOS 13: saiba tudo o que vem aí no maior leak de sempre

Apple não

A Apple deverá revelar em breve o iOS 13. É a próxima grande versão para o sistema operativo destinado ao iPhone e iPad. Deverá ser apresentado ao mundo no WDC que começa no dia 3 de Junho. A propósito disto eis que algumas fontes ligadas ao desenvolvimento partilharam diversas informações relativas ao 9to5Mac.

iOS 13: Modo escuro e multi-tarefa

Em primeiro lugar, o tão esperado Modo Escuro está finalmente a chegar ao iPhone e iPad com iOS 13. Haverá um Modo Escuro para todo o sistema que pode ser ativado em Configurações, incluindo uma versão de alto contraste, semelhante à que já está disponível no macOS.

iOS 13:

Já que falamos em macOS, as apps para iPad que correm no Mac através do Marzipan vão finalmente aproveitar ao máximo o modo escuro em ambos os sistemas. Há muitas mudanças no iPad com o iOS 13, incluindo a capacidade das as aplicações terem várias janelas. Cada janela também poderá conter folhas que são inicialmente anexadas a uma parte do ecrã, mas podem ser separadas com um gesto de arrastar. Isto é semelhante a um projeto de código aberto chama de “PanelKit”.

Os cartões também podem ser empilhados uns sobre os outros. Posteriormente é utilizado um efeito de profundidade para indicar quais os que estão na parte superior e quais estão na parte inferior.

iOS 13: gesto de anular, melhorias no Safari e na gestão das fontes

Outra coisa de que alguns utilizadores do iOS se queixavam era a falta de um sistema mais eficaz de desfazer.

No iOS 13, a Apple vai implementar um novo gesto de anular ao nível da entrada de texto no iPad. O gesto começa com um toque de três dedos na área do teclado. Deslizar para a esquerda e para a direita permite ao utilizador desfazer e refazer as ações de forma interativa.

Entretanto, vai aparecer um tutorial na primeira vez em que o teclado for aberto para ensinar os utilizadores a usarem a nova funcionalidade. É possível que os programadores possam adotar este gesto através de controlos personalizados através de uma API.

Entretanto há também alterações no Safari. A versão que vem com o iOS 13 para o iPad vai solicitar automaticamente uma versão de desktop dos sites quando for necessário. Assim evita um problema que ocorre por vezes em que os sites mostram uma versão do iPhone a rondar num iPad com ecrã grande.

Outra novidade diz respeito à gestão das fontes. Agora já não necessário instalar um perfil para inserir novas fontes no sistema. Em vez disso, terão um novo painel de gestão de fontes nas Configurações.

Uma aplicação de email mais inteligente

A aplicação Mail vai ficar mais inteligente do que nunca. Agora com a nova versão vai ser possível organizar automaticamente mensagens em categorias como marketing, compras, viagens, “não importante” e muito mais. Os utilizadores também podem adicionar mensagens a uma secção de “leitura posterior” semelhante a apps de e-mail de terceiros.

Outras caraterísticas 

Outras funcionalidades para o iOS 13 dão conta de uma aplicação Reminder redesenhada, que também vai chegar ao Mac. Um Siri melhorado, controlos de impressão mais avançados e muito mais.