Alerta: nunca instale estas aplicações no seu iPhone!

Se tem um iPhone e o quer manter a funcionar bem então são necessários alguns cuidados. Nem estamos a falar na utilização do dia-a-dia porque isso a grande maioria das pessoas sabe muito bem como lidar com o seu dispositivo. Estamos a falar da instalação de algumas aplicações que surgem em publicidade. O problema é que podem fazer mais mal do que bem. Assim nunca instale estas aplicações no seu iPhone! É que só vai ficar com um telemóvel mais lento, com a bateria a durar menos, entre outras questões de segurança.

Aplicações que dizem que poupam bateria

As aplicações de bateria prometem mais autonomia após cada carregamento e, em última análise, prolongar a sua vida útil. Para tal, fecham aplicações desnecessárias, optimizam as definições do sistema e fornecem informações detalhadas sobre a utilização da bateria para que possa tomar medidas.

modo de poupança de bateria sempre ativado, bateria do telemóvel

Em primeiro lugar, fechar as aplicações do iPhone em segundo plano não poupa a bateria. Também pode ativar o Modo de baixo consumo para otimizar os processos do sistema. Além disso, as definições da bateria permitem-lhe ver quais as aplicações que já estão a esgotar a bateria do seu iPhone.

Digitalizador de códigos QR

As aplicações de leitura de códigos QR são desnecessárias, uma vez que o seu iPhone tem essa funcionalidade incorporada. Basta abrir a aplicação Câmara, apontar a câmara para o código QR e esta detecta-o, processa-o e mostra-lhe um pequeno botão amarelo no qual pode tocar. Não só é mais prático, como também elimina a necessidade de aplicações de terceiros potencialmente inseguras que podem comprometer a sua privacidade.

Calculadoras

Antes do iOS 18, a aplicação Calculadora era relativamente minimalista e não tinha funcionalidades avançadas. Não tinha um botão de retrocesso, painel de histórico, conversor de unidades ou capacidade de desenhar gráficos. Tinha algumas funções científicas a que podia aceder a partir de uma orientação horizontal, mas era só isso.

Na altura, tinha de recorrer a calculadoras de terceiros para obter estas funcionalidades. Isto tinha os seus inconvenientes, uma vez que muitas destas aplicações estão cheias de anúncios. Pode removê-los comprando ou subscrevendo a versão premium.

Isso mudou com o iOS 18. Agora tem todas essas coisas, incluindo a brilhante funcionalidade Notas de Matemática.

Remover contactos duplicados

Qualquer aplicação que prometa eliminar contactos duplicados do seu iPhone também é inútil, uma vez que os iPhones já podem fazer isso nativamente a partir do iOS 16.

Assim que abrir os Contactos, deverá poder ver quantos contactos duplicados tem (veja abaixo do seu cartão de contacto). A partir daí, deve poder juntá-los com alguns toques.

Aplicações de limpeza do sistema

As aplicações de limpeza do sistema prometem ajudá-lo a identificar e remover aplicações não utilizadas e ficheiros inúteis. Isto é feito na esperança de libertar espaço de armazenamento no seu iPhone e melhorar o desempenho. No entanto, não precisa destas aplicações, uma vez que pode fazer isto nas definições de armazenamento do iPhone.

O seu iPhone pode recomendar acções para poupar espaço de armazenamento, indo a Definições > Geral > Armazenamento do iPhone e verificando a secção Recomendações. Abaixo dessa secção, pode verificar as aplicações instaladas e desinstalar ou descarregar as que não precisa.

Antivírus

Outra aplicação de que não precisa no seu iPhone é um antivírus. O iOS é conhecido por ser um sistema operativo altamente seguro devido à sua segurança robusta. Embora nenhuma plataforma seja verdadeiramente imune a malware, é muito menos provável que tenha problemas num iPhone do que no Android ou no Windows.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também