Autoridades não conseguem desbloquear totalmente o iOS 18

O Graykey, uma ferramenta forense usada pelas autoridades para conseguirem entrar dentro de iPhones bloqueados, tem acesso limitado ao iOS 18 e iOS 18.0.1, como descobriu recentemente o 404 Media. O site obteve documentos que descrevem em pormenor a funcionalidade da Graykey, dando-nos uma ideia do que o dispositivo é capaz de fazer. Assim as autoridades não conseguem desbloquear totalmente o iOS 18.

A empresa-mãe da Graykey, a Magnet Forensics, não partilha informações sobre a ferramenta, e os detalhes completos sobre os dispositivos que o Graykey pode desbloquear não surgiram antes.

A maioria dos iPhones que executam iOS 18 ou iOS 18.0.1 surgem como elegíveis para um desbloqueio “parcial”. Isto embora os modelos do iPhone 11 possam aparentemente desbloquear-se por completo. Os dados no iOS 18.1, uma versão mais recente do iOS, não estão incluídos no documento, mas as betas do iOS 18.1 surgem como inacessíveis.

iPhones polícia reiniciar, iphone 16 pro continua a crescer na performance, mas perdeu nas câmaras! desbloquear o iOS 18

Desbloquear o iOS 18: acesso parcial?

Não é claro o que significa acesso “parcial” ou que dados podem ser obtidos de iPhones com essa lista de acesso. No entanto pode significar que a aplicação da lei está limitada a ficheiros não encriptados, informações sobre o tamanho do ficheiro e estrutura de pastas. Em dispositivos mais vulneráveis, o Graykey pode desbloquear um iPhone com uma senha de 4 dígitos em poucos minutos, enquanto palavras-passe mais longas podem levar horas.

A Graykey tira partido das vulnerabilidades do iPhone para desbloquear dispositivos. Entretanto as suas capacidades podem mudar à medida que a Apple corrige as falhas de segurança. Em 2018, por exemplo, a Apple desativou o Graykey com uma atualização para o iOS 12. No entanto foram encontradas novas vulnerabilidades que restauraram a funcionalidade. Eventualmente, a Magnet Forensics pode ser capaz de encontrar uma falha que permitirá que o Graykey entre em dispositivos iOS 18 também.

No início deste ano, um leak da empresa forense móvel com sede em Israel Cellebrite sugeriu que as suas ferramentas são incapazes de desbloquear iPhones que estão a executar o iOS 17.4 ou posterior, mas agora é capaz de aceder a dispositivos que executam o iOS 17.5.1.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também