Aparentemente alguns monitores 1440p usam painéis 4k!


Por em

Nos últimos tempos o mercado tem falado imenso dos novos monitores 4K de 144Hz da Acer e da Asus. No entanto, a grande maioria dos jogadores, ainda consideram que o ponto óptimo são os monitores 1440p com 120Hz+.

Dito isto, curiosamente começaram a chegar rumores à Internet que alguns monitores comercializados como QHD podem estar a utilizar painéis 4K!

Citando fontes próximas dos fabricantes, o site Alemão ‘Prad.de‘ diz que o custo de produção de um ecrã 4K de 27” é muitas vezes mais baixo ou pelo menos o mesmo preço do que fabricar um ecrã QHD de 27”. Por isso, algumas fabricantes preferem produzir painéis 4K em massa e vendê-los ‘capados’ por firmware a 1440p.

  • Aparentemente isto acontece quando a procura é alta, ou o stock é demasiado baixo.

Contudo, o site não mencionou que fabricantes são adeptos desta prática, ou que modelos poderão estar a usar estes painéis.

Se por acaso for dono de um destes monitores, não irá conseguir ‘desbloquear’ as suas reais capacidades, visto que a resolução nativa está limitada através do firmware do painel.

Dito isto, o site ‘Prad.de’ inclui um teste em que poderá perceber se é ou não afectado por esta prática. Que mostra uma imagem nativa 1440p em cima, e uma imagem 1440p ‘upscaled’ para 4K em baixo.

Monitores 1440p 4k

Uma maneira de perceber se o seu monitor 1440p está a usar um painel 4K, é olhar para o texto no ecrã, que pode parecer mais enevoado que num monitor que possua um painel QHD.

No entanto, não irá notar qualquer redução na qualidade de imagem enquanto joga ou vê um filme.

Se quiser ter mesmo a certeza, pode procurar pelo tamanho dos píxeis do seu monitor, num modelo 27” 1440p terá de ter cerca de 0.23mm, enquanto que num painel 4k deverá ter 0.16mm.

Que acha disto? Está na hora de tentar a todo o custo desbloquear as capacidades 4K do seu monitor? Diga como correu nos comentários em baixo 😛

Via

Leia também

Ou veja mais notícias de Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.