Android TV vs Smart TV: qual a melhor escolha para si?

A discussão entre a Android TV e a Smart TV é algo que está presente há muitos anos. Assim, para alguns, a simplicidade da smart TV supera os recursos da Android TV. E para outros, a Android TV é a única maneira de ver conteúdos online na televisão. Então, qual plataforma para televisões é a melhor: Android TV ou Smart TV? Portanto, neste artigo, comparamos a Android TV com a Smart TV lado a lado e falamos sobre as semelhanças e diferenças entre as duas plataformas.

Samsung acaba de mudar o futuro dos smartphones gama média!

Apple levou parceria com a TSMC a um novo nível. Micro OLED!?

TV’s inteligentes

Entretanto e antes de qualquer coisa, vamos ver as semelhanças e diferenças fundamentais entre as duas plataformas. Em primeiro lugar, uma televisão inteligente é um aparelho de TV que pode fornecer conteúdos pela Internet. Portanto, qualquer TV que ofereça conteúdo online – independentemente do sistema operativo em que esteja instalada – é uma TV inteligente.

Nesse sentido, a Android TV é também uma smart TV, a principal diferença é que ela corre o sistema operativo Android TV. Portanto, existem diversos tipos de TV’s inteligentes. Assim, temos TV’s feitas pela Samsung que executam o Tizen OS, a LG tem seu próprio WebOS, tvOS que corre na Apple TV e muito mais. Todos estes sistemas tornam uma TV inteligente.

Quanto à Android TV, ela conquistou um lugar de destaque no mercado devido à sua imensa popularidade e sozinha quase se tornou o sinónimo de smart TV. Portanto, em termos gerais, a Android TV é um tipo de smart TV que funciona na plataforma Android. Embora a Samsung e a LG tenham seu sistema operativo proprietário, existem outros fabricantes que usam o Android TV nas suas TV’s. A Sony, por exemplo, está totalmente comprometida com a plataforma Android TV e, desde 2015, distribui todas as suas TV’s com o sistema operativo Android TV.

Essencialmente, Android TV e Smart TV são fundamentalmente a mesma coisa, já que ambos oferecem conteúdos online. Como mencionei acima, é o sistema operativo em si que faz toda a diferença.

Facebook Messenger vai ficar mais seguro para as crianças

Android TV

Android TV e Smart TV: diferenças

Entretanto, na seção acima discutimos a diferença fundamental entre uma Android TV e uma smart TV. Aqui, vamos falar sobre as diferenças a nível do sistema operativo e qual faz mais sentido para nós, os consumidores.

Aplicações

Portanto, começando com as aplicações, a Android TV possui uma vasta lista de aplicações graças ao suporte nativo da Play Store. Assim, podemos encontrar todos os tipos de aplicações que geralmente usamos nos smartphones Android. Do YouTube à Netflix, do Prime Video à HBO, tudo está disponível na Android TV. Mas a melhor parte é que todos as aplicações são otimizadas para a plataforma de TV e possuem interfaces mais intuitivas para ecrãs maiores.

Porém, nas nas smart TV’s Samsung e LG que correm Tizen OS ou WebOS, o suporte a aplicações é mais limitado. Assim, à exceção de alguma aplicações de entretenimento mais populares como YouTube, Prime Video, Netflix e Spotify, não encontramos muitas mais aplicações de real utilidade nas sua lojas de aplicações.

Comando da PlayStation 5 já começou a dar problemas…

Android TV
LG WebOS

Atualização de aplicações

Entretanto, o próximo ponto são as atualizações das aplicações. Pelo que, nas Smart TV’s são difíceis de encontrar em comparação com TV’s Android. Por outro lado, o desenvolvimento na Android TV é bastante ativo e os programadores fazem regularmente novas atualizações para as aplicações.

Utilização

Dito isto, há uma vantagem das TV’s inteligentes em relação à Android TV. As Smart TV’s são relativamente mais fáceis de navegar e usar do que Android TV’s. Assim, precisamos de estar cientes e familiarizados do ecossistema Android para aproveitar ao máximo a plataforma Android TV. Além disso, as smart TV’s também apresentam um desempenho mais rápido em relação às TV’s com Android TV.

Android TV
Samsung Tizen OS

Partilha de ecrã

Curiosamente, outra grande diferença entre os dois sistemas é o screencasting. Embora a Android TV tenha um recurso Chromecast integrado que funciona perfeitamente com smartphones Android, as smart TVs têm a partilha de ecrã que precisa ser emparelhada e é um incómodo de usar. Assim, ao contrário do Chromecast, que funciona em modo de ecrã inteiro com saída de som e com qualidade de imagem excepcional. A partilha de ecrã em TV’s inteligentes tem alta latência e imagem de qualidade reduzida.

Assistente de voz

Contudo, o próximo é o suporte de assistente de voz. A Assistente da Google na Android TV ficou tão melhor que raramente precisamos de escrever o que queremos pesquisar. Por outro lado, as smart TV’s geralmente não têm um assistente de voz e vêm com um teclado de tamanho normal para digitar e encontrar conteúdo.

Atualizações de firmware

Por último, chegamos às atualizações de firmware. Em princípio, é improvável que tenhamos atualizações importantes nas smart TV’s depois de alguns anos, o que tornará a TV obsoleta. Falando em TV’s Android, bem, também não tem um histórico exemplar nesta matéria. No entanto, é importante ressaltar que as televisões Android recebem atualizações de aplicações por muito mais tempo. Assim, significa vamos continuar a ter aplicações modernas e atualizadas na Android TV.

Android TV
Android TV

Um ponto crucial a ser observado é que, se a nossa smart TV se tornar obsoleta no futuro, podemos, sempre adquirir uma set-top box ou dongle para trazer a plataforma Android TV mais recente para sua TV. Também podemos fazer a mesma coisa com a Android TV. No entanto, não podemos ter o Tizen OS ou WebOS mais recente comprando um dispositivo de hardware separado porque os fabricantes de TV não oferecem dispositivos de hardware separados para seu sistema operativo proprietário.

Sistema operativo vs características técnicas

Toda esta discussão dos sistemas operativos para TV’s leva-nos a outra importante questão. É que uma TV não é só feita pelo seu sistema operativo. Então o que devemos privilegiar? O sistema operativo, o fabricante ou as características técnicas da TV?

Portanto, aqui entra muito o gosto e a opinião de cada um. Os diversos fabricantes têm tecnologias proprietárias para os ecrãs e algumas funcionalidades da própria TV. Com vista a cativar o público para os seus produtos. Assim, existem diversos nomes que muitas vezes associamos logo a uma determinada marca. Sendo que TV OLED é rapidamente associado à LG como TV QLED é à Samsung. Mas na verdade a oferta é tão variada que conseguimos ter na maior parte dos casos o melhor dos dois mundos. Por exemplo, se pretendermos uma TV com Android TV e qualidade de imagem de excelência como as OLED da LG, temos algumas ofertas da Sony e Philips com ecrãs OLED. Por outro lado, se a tecnologia QLED da Samsung é a que nos cativa mais em termos de imagem mas temos preferência por Android TV, a TCL tem a resposta.

Em suma, comprar uma nova TV nunca é uma decisão de ânimo leve. Mas há sempre uma solução para as nossas necessidades. Devemos sempre ter em conta o conjunto completo do que vamos comprar e não nos prendermos numa só característica para tomar a decisão…

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
João Fidalgo
Desde sempre que me fascino por gadgets eletrónicos, no entanto os smartphones são a minha perdição. Estou sempre atento ao próximo grito no mundo mobile...

Leia também

pub