Android: resolva os problemas com o sensor de proximidade

Os smartphones compreendem muitas peças que trabalham em conjunto para nos disponibilizarem uma experiência de utilização confortável. Por exemplo, o sensor de proximidade é algo que passa despercebido no Android mas é muito importante em várias interações com o nosso smartphone. Dito isto, vamos ver no que consiste o sensor de proximidade e também como resolver os problemas.

Android: resolva os problemas com o sensor de proximidade

Um sensor de proximidade é um dos muitos sensores que estão presentes nos smartphones. O seu papel é detetar a sua proximidade com o telemóvel e responder em conformidade. Isto ajuda a ativar funcionalidades importantes. Por exemplo, a iluminar o ecrã se olharmos para ele ou a desligá-lo se colocarmos o smartphone ao ouvido.

Entretanto o sensor de proximidade também deteta as suas características faciais para desbloquear o smartphone. Para além disso se colocar o equipamento no bolso ele evita toques acidentais.

Android sensor de proximidade

Se não tiver a certeza se o sensor de proximidade do seu smartphone está a funcionar corretamente, existem testes que pode fazer para verificar. Aconselhamos que reinicie o seu equipamento antes de tentar qualquer uma das coisas que referimos a seguir. Isto para eliminar falhas temporárias que possam estar a afetar o seu smartphone.

- Advertisement -

Dito isto, uma forma de testar o sensor é levantando o smartphone até à cara para ver se acende. Outra forma é ligar e colocar o equipamento perto da orelha para ver se escurece o ecrã. Se nada disto funcionar, pode descarregar uma aplicação gratuita de terceiros como o Sensor Test para realizar um teste ao sensor de proximidade.

Sensor Test
Sensor Test
Developer: Andrey Efremov
Price: Free

Limpe o ecrã junto ao sensor de proximidade

O Pó e sujidade podem não parecer grandes problemas, mas assim que começarem a acumular-se, podem ser prejudiciais para o seu smartphone. Se houver pó a bloquear o sensor de proximidade, pode impedir que detecte corretamente o seu rosto.

Android sensor de proximidade

Utilizando um pano limpo ou um cotonete limpe suavemente a área superior do seu smartphone onde o seu sensor está localizado. Independentemente do seu modelo de telemóvel, o sensor de proximidade está sempre localizado na parte superior.

Depois de limpá-lo, teste para ver se funciona. Certifique-se também de que não existem fissuras ou arranhões perto dele, uma vez que isso também pode afetar o funcionamento.

Verifique se a película não está a causar problemas

Os protetores de ecrã são outra das principais causas do sensor de proximidade não funcionar corretamente. Se o vidro for demasiado espesso ou não estiver apto para o seu smartphone, pode causar problemas.

Android sensor de proximidade

Verifique se o sensor do smartphone funciona utilizando os métodos anteriormente mencionados e lembre-se. Ao comprar acessórios de ecrã, certifique-se de selecionar um criado especificamente para o seu modelo de smartphone. Os universais, por vezes, podem dar problemas.

Atualize o seu smartphone

Bugs e falhas podem sempre ocorrer e criar problemas no smartphone. Isto pode ser devido a atualizações de software incompatíveis ou simplesmente acabam por ser problemas temporários que se resolvem sozinhos.

Para verificar se o seu smartphone tem alguma atualização pendente, vá para Definições > Sistema > Avançadas > Atualizações de Sistema. Isto pode variar de acordo com a marca de smartphone.

Recalibre o sensor

Recalibrar os sensores do seu smartphone pode ajudar a corrigir problemas que podem ter resultado de erros ou falhas. A calibração é importante porque ajuda a garantir que os sensores estão a ler informações com precisão.

Para recalibrar o sensor de proximidade, utilize a aplicação Reset/Fix que está disponível gratuitamente na Play Store.

Redefinir sensor proximidade
Redefinir sensor proximidade
Developer: Tech Tool
Price: Free

Faça um restauro de fábrica

O restauro de fábrica pode ajudar sobretudo se o problema foi causado por alguma app ou outra qualquer coisa que instalou no smartphone. É verdade que por dar trabalho a configurar tudo novamente é a última coisa que deve experimentar. Ainda assim pode ser que resolve o seu problema.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.