Se tem um smartphone Android então saiba que o deve reiniciar. Apesar de não parecer nada de extraordinário, desligar o smartphone Android e voltar a ligá-lo pode trazer muitos benefícios ao funcionamento do sistema. Se deu conta que o seu smartphone está mais lento ou com outros problemas então um belo reiniciar pode resolver o problema e vamos explicar porquê.
Android: está preparado para reiniciar todos os dias?
Muitas das vezes os problemas que fazem o smartphone encravar ou funcionar de forma mais lenta estão relacionados com alguma aplicação Android que ficou encravada em segundo plano. De facto, muitas têm de estar para alguns processos funcionarem como deve ser. Muitas delas funcionam especialmente com uma versão do Android específica e até com a marca do seu equipamento.
Apesar da Google trabalhar muito bem para manter as apps a funcionarem em todas as versões, os problemas surgem quando uma app já não foi atualizada há algum tempo, mas continua a ser utilizada.
Isto pode levar a um leak de memória. Um fenómeno onde falha a gestão das localizações de memória. Isto leva a ocupação de memória desnecessária. Ou seja, continua ocupada. Assim as outras apps não a utilizam. Lembro que se uma app que está instalada no seu smartphone está a causar este problema, as coisas não estarão totalmente resolvidas a menos que a aplicação em questão seja removida.
Felizmente, este problema pode ser mitigado ao reiniciar numa base diária.
Quando um smartphone é desligado e se liga tudo o que está a correr em segundo plano é ativado novamente. Isto ajuda a realocar as apps na memória.
A menos que saiba especificamente qual a app que está a atrasar o seu dispositivo, ir às definições e desligar as apps que estão a correr pode fazer mais mal do que bem. É que algumas precisam mesmo de estar a correr.
É por esse motivo que a melhor forma de manter tudo a funciona como deve ser é reiniciar o equipamento numa base diária.
Este pequeno truque até pode fazer com que não necessita de estar a descarregar uma app de limpeza e deve garantir mais desempenho também.
Aliás é melhor do que descarregar as aplicações de limpeza. Em muitos casos fazem mais mal do que bem.
No entanto o simples reiniciar nem sempre é uma tarefa fácil. É que basta o smartphone ou tablet estar encravado para complicar tudo. E hoje em dia a maioria dos equipamentos já não têm baterias amovíveis. Isto significa que temos mesmo de arranjar formas alternativas de reiniciar um smartphone Android quando ele não responde.
Android: se o smartphone não responde veja como pode reiniciar!
A situação específica de que estamos a falar surge quando o ecrã deixa de responder e o botão de power não faz nada. Normalmente, se uma aplicação está bloqueada, podemos ir à janela principal e reiniciar o dispositivo normalmente. No entanto, se todo o smartphone está assim temos de tentar outras abordagens.
É importante que vamos explicar como reiniciar e não como restaurar de fábrica. Ou seja, nada será apagado do equipamento. O que vamos fazer á algo chamado hard reset ou se preferir hard reboot.
Como fazer?
Alguns dispositivos Android têm uma combinação de botões especiais para ativar este processo. No entanto há sempre um truque que funciona na maioria das vezes. Tudo o que tem de fazer é carregar e ficar a pressionar o botão de power durante 20 ou 30 segundos. É verdade que vai parecer muito tempo, mas não deixe de carregar até que o dispositivo desligue.
No caso dos equipamentos Samsung as coisas são um pouco diferente. Tem de pressionar e ficar a carregar no botão de baixar volume e no power durante sete segundos.
Deste modo vai conseguir reiniciar o smartphone.
Tirar a bateria quando tudo falha
Como referi acima a maioria dos equipamentos já não permite isto. Como se tenta sempre obter a menor espessura possível, há que deixar certas coisas pelo caminho. Seja como for, para os equipamentos em que isto ainda é possível, é sem dúvida uma boa forma de reiniciar o smartphone.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!