Android Q tem um modo desktop que já pode experimentar!

Hoje em dia faz cada vez mais sentido utilizarmos os nossos smartphones como se de verdadeiros computadores se tratassem. Na realidade, eles são verdadeiros computadores. Já têm uma excelente capacidade de processamento, memória como um computador e apenas pela dimensão do ecrã. É por esse motivo que fabricantes como a Samsung e a Huawei têm apostado no desenvolvimento de modos que permitem utilizar o Android de uma forma mais amigável e ao estilo de um computador. Agora o Android Q tem uma grande novidade neste campo!

Entretanto veja aqui todas as novidades que chegaram aos Pixel com o Android Q.

Android Q tem um modo desktop integrado

Agora chegou a vez da Google integrar nativamente esta funcionalidade no sistema operativo. De facto, o site XDA Developers já tinha detetado isto em Janeiro e agora voltou a fazê-lo e até o experimentou. Em Janeiro ainda não estava bem implementado, mas agora aparentemente já está.

Android Q tem

Este conhecido site de smartphones tinha encontrado uma definição no modo de programador que permitia forçar o modo de desktop experimental em ecrãs secundários. Tentaram ativar esta definição mas ela não funcionou. Agora já é possível testar.

A nova componente foi descoberta por um utilizador no Twitter

O utilizador do Twitter @Shad0wKn1ght93 descobriu que o launcher tem uma nova componente que quando lançada revela a nova interface para desktop. De facto, até já é possível lançar esta funcionalidade manualmente se estiver o Android Studio emulator.

Android Q tem

Tudo funciona como se fosse um sistema operativo para o computador. Um exemplo disso é a possibilidade de adicionar atalhos ao desktop e as multi-janelas. Para além disso também pode ter um papel de parede personalizado para o ambiente de trabalho.

O modo desktop que o Android Q tem apresenta a barra de estado e de navegação sem grandes alterações.

No entanto é provável que vários aspetos ainda sejam mudados até à data de lançamento final.

Se tiver um Google Pixel 2 ou 3 já pode experimentar este modo. Vá até às opções de programador e escolha a opção “forçar modo desktop”.

Obviamente que para isto terá em primeiro lugar de ligar o seu Pixel a um ecrã externo.

Fonte