Android Q Beta 1: As novidades da versão que chegou aos Pixel

O Google está a disponibilizar a primeira versão beta do Android Q. Isto para todos os Pixel lançados até agora. São eles o Pixel 3 XL, o Pixel 3, o Pixel 2 XL, o Pixel 2, o Pixel XL e o Pixel. A versão beta já pode ser instalada. Apenas é necessário que a descarreguem aqui. Saiba tudo sobre as novidades do novo Android Q Beta 1.

A nova versão beta do Android Q apresenta algumas diferenças, até no processo de instalação.

Anteriormente, a primeira beta das versões antecessores do Android era instalável apenas através de um processo manual. É que vendo bem as coisas era destinada a programadores e isto não representa uma dificuldade para quem está habituado a fazê-lo.

Android Q Beta 1

Já a primeira versão do Android Q pode chegar de forma automática. Ainda assim, o Android Q Beta 1 destina-se especialmente aos programadores de modo a que eles possam testar a nova versão do Android.

Existe um aspeto que importa salientar. A Google está a aumentar o período em que os dispositivos recebem atualizações. É que os smartphones Pixel originais já receberam as prometidas atualizações de dois anos do sistema operativo Android. Por isso, é surpreendente a chegada do Android Q para smartphones Pixel e Pixel XL equipados com o chipset Snapdragon 821 e que datam de 2016.

Entretanto, em maio, a Google vai realizar a conferência I/O 2019 para revelar as funcionalidades principais do Android Q. De facto as novidades serão muitas como se pode ver pelo Android Q Beta 1.

O sucessor do Android P dá especial atenção à privacidade. Assim, vem com uma nova configuração de gestão de permissões que disponibiliza aos utilizadores três opções para aceder à localização do dispositivo. No fundo é dar mais controlo ao utilizador acerca do que quer partilhar.

Android Q Beta 1

Entretanto o controlo das apps que acedem a fotos, vídeos e ficheiros de áudio ficou mais fácil de gerir no Android Q. Além disso, as apps necessitam de utilizar o selector de ficheiros do sistema na pasta Downloads para que os utilizadores possam escolher quais os ficheiros que podem ser acedidos pela aplicação.

Entretanto, a nova versão do Android impede que as apps abram atividades em segundo plano.

Assim como o Android 9 Pie veio com diferentes tipos de designs para haver uma maior adaptação à monocelha, o Android Q foi desenvolvido para gerir melhor os conteúdos em dispositivos com ecrãs dobráveis.

Além disso, o acesso a informações confidenciais, como o IMEI e o número de série, será restrito no Android Q. Entretanto o sistema Wi-Fi do novo Android Q foi reconstruído para proporcionar privacidade e um desempenho melhorados. Haverá um modo de alto desempenho com baixa latência para que os utilizadores possam tirar maior partido da conectividade Wi-Fi sem interrupções enquanto jogam, assistem a vídeos e efetuam chamadas de voz.

Android Q Beta 1

Outras funcionalidades do Android Q incluem novos codecs como AV1, codificação Opus e HDR10+ em dispositivos compatíveis.

Destacam-se ainda os atalhos de partilha renovados, tempo de execução ART melhorado e formato de código aberto Dynamic Depth. Isto vai garantir uma qualidade espectacular em termos fotográficos. Veja um exemplo aqui.

A Google vai lançar seis edições beta do Android Q. A primeira foi disponibilizada em março e a segunda será em abril. A terceira versão será lançada em maio e a quarta será lançada em junho. Estas quatro builds destinam-se essencialmente a testes, enquanto as Beta 5 e Beta 6 já serão versões muito próximas do lançamento. Entretanto a edição final do Android Q OS está prevista para o terceiro trimestre deste ano.

Não percas nenhuma novidade. Segue-nos no Instagram, no Facebook e no Twitter!