Cuidado! Há um perigo à solta na Google Play Store!


Por em

A Google Play Store tem vindo a apostar forte na segurança. No entanto, num universo de apps tão grande o controlo nem sempre é fácil. Assim, uma nova pesquisa revelou que mais de 200 apps populares na Google Play Store estão afetadas por adwares desonestos apelidados de SimBad.

Não é fácil controlar todas as apps que estão presentes na Google Play Store

Google Play Store

O SimBad foi descoberto pela empresa de segurança Checkpoint Research, uma informação revelada pelo site Android Police. Este nome não surge por acaso. É que muitas das aplicações afetadas são jogos de simulação. Entretanto, a Checkpoint também confirmou que as 206 apps afetadas e que já foram removidas da Play Store, totalizaram quase 150 milhões de downloads.

150 milhões de downloads não é coisa pouca

Algumas das aplicações mais populares incluem o Snow Heavy Excavator Simulator (10 milhões de downloads), o Hoverboard Racing (cinco milhões de downloads) e o Real Tractor Farming Simulator (cinco milhões de downloads). No entanto também existem outras apps falsas. São exemplo disso apps de controlo de volume, editores de fotos e papéis de parede.

O que o faz o SimBad na Google Play Store?

Esta empresa de segurança afirmou que o adware foi encontrado dentro de um SDK relacionado com anúncios. Fornecido por uma entidade chamada addroider. No entanto, a Checkpoint acredita que os programadores de apps foram “enganados” ao utilizar esse SDK. É que podem não ter percebido o seu conteúdo.

A Checkpoint afirma que, uma vez instalada uma app com o SimBad, o adware liga-se aos servidores de comando e controlo para garantir um leque mais abrangente de acções. A empresa afirma que o SimBad é capaz de abrir URLs de phishing no seu navegador. Pode também levar para uma Play Store específica ou até à instalação remota de aplicações.

A empresa de segurança afirma que o SimBad funciona como adware neste momento. No entanto, tem a infraestrutura para evoluir para uma ameaça muito maior.

Lembramos que a Google intensificou a sua luta contra apps falsas ou com brindes suspeitos nos últimos anos. De facto, sinalizou mais de um milhão de apps até o momento por problemas de segurança no pré-lançamento.

Entretanto esta plataforma já reportou que as rejeições e suspensões da loja de apps aumentaram 55% e 66%, respectivamente, em 2018. No entanto, como dá para ver, há sempre espaço para melhorias na Google Play Store.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.