Android Q quer muitas janelas ativas. Conheça a novidade!


Por em

Uma das funcionalidades mais interessantes da interface fornecida pelas versões mais recentes do sistema operativo Android são as operações em várias janelas. Esta função já existia em diferentes formas ao longo dos anos até o lançamento do Android Nougat, que trouxe uma implementação previsível e uniforme do suporte a várias janelas. Atualmente, existem três modos diferentes de múltiplas janelas: ecrã dividido, forma livre e picture-in-picture, disponível nos smartphones Android Oreo.

Muitas janelas: a função de ecrã-dividido

A função de ecrã dividido permite que os utilizadores executem duas aplicações lado-a-lado, mas isso não é totalmente verdade. Normalmente, as duas aplicações não podem ser executadas em tempo real. Uma deles é colocada em pausa enquanto o outro está ativo. Por exemplo, se um utilizador tentar executar um jogo e assistir a um vídeo ao mesmo tempo, se o vídeo estiver ativo, o jogo será colocado em pausa e vice-versa. Posteriormente, os utilizadores vão necessitar de dar um toque na janela que querem ativa antes de começar a execução. Atualmente, não há forma de manter as duas aplicações ativas, nem sequer no Android Pie. No entanto tudo vai mudar em breve.

Multi-resume: A novidade mandatória do Android Q

A propósito disto a Google está a lançar uma nova funcionalidade chamada “multi-resume”, que será mandatória no Android Q. Esta funcionalidade vai possibilitar a abertura de várias aplicações e a execução ao mesmo tempo. A Google também vai começar a permitir que os fabricantes mantenham todas as aplicações ativas quando estiverem em várias janelas.  Neste momento, esta funcionalidade está disponível nos modelos mais recentes da Samsung com o módulo “MultiStar”.

No entanto isto não vai estar assim disponível do pé para a mão. Este será um esforço conjunto entre fabricantes e programadores e, como é uma boa funcionalidade, pode ser adotada antecipadamente.

A chegada desta funcionalidade à próxima versão do sistema operativo Android é uma prova segura de que os smartphones dobráveis ​​seriam a tendência de 2019.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Android

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.