Android Pie para o Mate 10 Pro já disponível! Descarregue agora

A Huawei não só está a ser mais rápida no que diz respeito a atualizações de sistema, como quer adotar os novos sistemas operativos mais depressa que a concorrência. Aparentemente, na Europa, o Android Pie já está a chegar ao Mate 10 Pro. Na realidade, são já muitos os utilizadores em vários países a reportarem a chegada desta atualização.

Atualização: Adicionámos as ligações para download do Android Pie para o Mate 10 Pro no final do artigo!

Android Pie para o Mate 10 Pro: Uma atualização que chega com o EMUI 9

O  novo update chega com o EMUI 9.0 e tem o número de compilação 9.0.0.108. Esta informação chega do site GetDroidTips que também revela que em breve vai chegar a outros mercados.

Muitas funcionalidades e desempenho

Resumidamente, o EMUI 9.0 vem com muitas funcionalidades, como o HiVision inspirado no Google Lens, o GPU Turbo 2.0 para um melhor desempenho nos jogos e um gestor de palavra-passe com ativação biométrica. Para além disso, a Huawei afirma que com esta versão o desempenho geral do equipamento aumenta substancialmente. As aplicações são iniciadas mais rapidamente e a própria utilização é mais fluída, graças a uma nova skin.

Entretanto, o Android Pie também tem uma palavra a dizer na experiência de utilização em geral. Temos por exemplo, a aposta na navegação por gestos e o brilho adaptável. Um pormenor que não está claro, é se a Huawei vai utilizar a funcionalidade de bateria adaptativa do Android Pie. É que o EMUI já possui as suas próprias funcionalidades de poupança de energia.

Também o menu de configurações sobre modificações

Wang Chenglu, o responsável pela engenharia de software da Huawei, referiu na IFA que com o EMUI 9.0, a Huawei quer oferecer disponibilizar uma experiência  “Simples”, “Agradável” e “Consistente” e aparentemente é mesmo isso que vai acontecer.

Importa ainda salientar as alterações no menu de configurações. A Huawei quer reduzir o número de opções disponíveis. Eram 940 no EMUI 8.0 e deverão passar para 843 no EMUI 9.0. Em termos comparativos a Interface da Samsung tem mais de 1000 itens no menu de configurações, segundo este responsável.

Isto parece ser uma jogada inteligente, desde que a Huawei não perca algumas das nuances ao combinar certos submenus. É que existe o perigo de se perder alguma configuração importante de privacidade ou segurança.

Outras funcionalidades desenvolvidas para melhorar a facilidade de utilização incluem pequenas novidades como posicionar os separadores do menu na parte inferior do ecrã e não na parte superior. Isto deve ajudar a torná-los mais fáceis de alcançar quando utilizamos smartphones mais compridos com apenas uma mão – algo que será cada vez mais importante à medida que mais dispositivos de 18:9 e 19:9 vão estando disponíveis.

Isto são sem dúvida excelentes notícias para quem tem o Mate 10 Pro. De facto, revela a aposta da Huawei em prolongar o tempo de vida dos equipamentos, dando-lhes constantes atualizações de software. Lembramos que a política de updates ao nível de sistema operativo dada pela maioria dos fabricantes são de dois anos, sendo que no caso da Huawei é normalmente ultrapassada.

Ligações para download

Eis as ligações para o download do novo firmware. Confirmem em primeiro lugar o vosso modelo. Assim vão às definições, depois escolham sistema e por fim sobre o telefone. Vejam o que diz à frente do modelo.

Download Android P for Huawei Mate 10 pro

BLA-L09C432E4R1P8B108-log – 9.0.0.108

BLA-L29C432E4R1P8B108-log – 9.0.0.108