Android: o que faz a bateria dar para menos tempo?

Um smartphone com problemas de bateria traduz-se numa experiência frustrante, especialmente quando estamos fora de casa e precisamos mesmo dele. Às vezes parece que se carrega o telemóvel durante horas mas ele perde tudo em metade do tempo. Mas porque é que a bateria do smartphone Android se está a gastar tão depressa? De facto, podem ocorrer muitas coisas.

Android: o que faz a bateria dar para menos tempo?

Muito brilho no ecrã

Pode parecer conveniente ter o seu brilho no máximo, especialmente quando estamos no exterior. No entanto isto tem um enorme impacto na bateria. Assim, sempre que possível, mantenha o brilho do ecrã no mínimo para poupar um pouco de energia.

Também pode ajustar as definições de luminosidade. Isto vai permitir escurecer o ecrã em ambientes de baixa luminosidade e iluminá-lo em ambientes de muita luz.

Entretanto em ecrãs OLED também é boa ideia passarmos a utilizar o dark mode.

Caso tenha um smartphone Samsung vá a definições. Depois escolha Visor. A seguir ative, caso não esteja, o brilho adaptativo ou então escureça o ecrã.

Android bateria gastar depressa

Outra das dicas é reduzir a duração de luz de fundo. Por defeito está nos 30 segundos. Alterar para 15 é boa ideia.

Aplicações em segundo plano

As aplicações em segundo plano funcionam mesmo quando não as estamos utilizar. São exemplo disso, aplicações antivírus, VPN, saúde e calendário. Dito isto, estas apps verificam ou controlam certos aspetos do nosso smartphone e drenam significativamente a bateria.

A melhor forma é suspender o que não precisa

Em primeiro lugar vá às definições e na pesquisa escreva bateria. Carregue na primeira opção. Depois no novo ecrã escolha Limites de Utilização em Segundo Plano.

Android bateria gastar depressa

Agora e quando estiver na janela que tem as várias categorias escolha aquela onde vai adicionar a aplicação.

Agora e quando estiver na categoria respetiva terá um botão mais no canto superior direito. É aí que vai adicionar a aplicação. É só usá-lo, escolher a aplicação e já está.

Android bateria gastar depressa

Lembre-se que colocar as apps para dormir é diferente de parar as aplicações. Quando se força a paragem ela normalmente reinicia-se imediatamente a seguir. Isto coloca mais carga de trabalho no seu dispositivo. No entanto, quando coloca uma aplicação para dormir (ou em sono profundo), está basicamente a ordenar-lhe que pare de ter impacto na vida útil da bateria.

Antiguidade do smartphone

Por vezes, não é uma aplicação ou uma configuração que afeta a vida útil da bateria do seu smartphone, mas a própria bateria. Como em tudo, os smartphones envelhecem, e com o passar dos anos, a sua bateria não será tão boa como antes. Após cerca de dois ou três anos (dependendo do modelo do telefone), a sua bateria deixará de ser capaz de atingir a sua capacidade máxima original, o que pode levar à drenagem rápida da mesma.

baterias amovíveis

A primeira opção mais óbvia é a substituição da bateria. Isto geralmente é muito mais barato do que uma substituição total do smartphone.

A outra opção, é claro, é substituir totalmente o seu equipamento.

Aplicações que seguem a nossa localização

Há um grande número de aplicações que podem acompanhar a nossa localização. O Google Maps é uma delas. Se a tivermos sempre ativas o impacto na bateria pode ser significativo.

Dark Mode no Maps, Android bateria gastar depressa

A maneira mais fácil de desativar este acompanhamento é desligar completamente a localização do smartphone. No entanto, se pretender que determinadas aplicações continuem a fazê-lo pode defini-lo individualmente através da secção permissões.

Wallpapers em movimento

No Android tem a possibilidade de utilizar wallpapers com movimento, que claro, são muito bonitos, mas trazem um óbvio impacto para a autonomia da sua bateria. Não é um impacto super significativo, mas se o seu objetivo é conseguir o máximo de sumo possível, vai ter de desativar a funcionalidade.

A taxa de atualização

Ter um ecrã de 90Hz, 120Hz, 144Hz ou 165Hz, é também algo que retira muito sumo à bateria dos nossos aparelhos. Desta forma, se por acaso sabe que vai estar longe do seu carregador durante muitas horas, é sempre boa ideia limitar o ‘refresh rate’ aos 60Hz. Para isto, vá às definições de ecrã e escolha a opção correta.

E pronto são todas estas razões que levam o seu smartphone Android a gastar a bateria mais depressa.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.