Android: 4 dicas para otimizar o espaço de armazenamento!

Os smartphones costumam estar cheios de dados e acabam por ficar sem espaço de armazenamento. Isto acontece com a maioria dos utilizadores. Nessa altura é necessário limpar os dados ou obter um novo smartphone Android com maior espaço de armazenamento.

Com fotos e vídeos de alta resolução e serviços de streaming de vídeo a ocupar muito mais espaço do que há alguns anos, é normal que o smartphone fique sem espaço de armazenamento.

Android: 4 dicas para otimizar o espaço de armazenamento!

Já ficou sem espaço de armazenamento num smartphone? – uma pesquisa feita pela Droid Life em 2016 relatou que 50% dos entrevistados ficaram sem espaço de armazenamento nos smartphones.

Android espaço armazenamento

Então, qual é a solução? Há quase uma década, era fácil ganhar mais espaço de armazenamento usando um cartão microSD, pois a maioria dos smartphones suportava cartões microSD naquela época.

No entanto, os fabricantes pararam de fornecer essa opção, com algumas marcas de exceção, como a Samsung. Então, surge a pergunta: o que fazer quando você ficar sem espaço no seu dispositivo móvel? Vamos descobrir abaixo.

1. Opte por um serviço de armazenamento em nuvem

A maneira mais fácil de obter mais espaço livre no seu dispositivo móvel é optar por um serviço de armazenamento na nuvem, como Dropbox, Google Drive, iCloud Drive, etc.

Se optar por um serviço de armazenamento na nuvem gratuito ou pago, pode definir as configurações para descarregar fotos e vídeos para a nuvem, libertando espaço no seu smartphone.

Android espaço armazenamento

Claro que a app do serviço de armazenamento deve suportar backup automático. Por exemplo, o Google Fotos permite que faça backup e sincronize as suas fotos e vídeos.

Além disso, pode excluí-los após o upload para a nuvem para obter mais espaço de armazenamento.

Veja como ativar o backup gratuito na nuvem usando o Google Fotos:

  1. Vá para Configurações> Backup e sincronização e ative-o.
  2. Após o backup das fotos e vídeos, pode excluí-las do dispositivo em Configurações> Libertar armazenamento do dispositivo.

2. Limpe o armazenamento do dispositivo

Um dispositivo digital fica confuso com o tempo – especialmente os nossos smartphones. É por isso que deve fazer uma limpeza periódica – pelo menos a cada trimestre, se não todos os meses.

Embora possa fazer isso manualmente, existem aplicações para ajudá-lo a limpar o seu dispositivo, que categorizam o espaço usado por apps, documentos, multimédia, etc.

Android espaço armazenamento

Mais importante ainda, essas aplicações mostram a cache, ficheiros inúteis e dados temporários, permitindo que ganhe algum espaço com apenas alguns cliques. Por exemplo, pode usar o Files da Google para procurar ficheiros e limpar o seu telefone.

Deve navegar pelas fotos e vídeos e excluir todos os ficheiros multimédia corrompidos, duplicados, pixelados ou indesejados para libertar espaço.

Além disso, deve verificar a pasta de downloads no seu dispositivo, pois tendemos a descarregar ficheiros, o que se transforma em desordem com o tempo e assim exclua todos.

3. Limpe o cache e a temperatura dos aplicativos

Cada aplicação descarrega e/ou armazena dados no seu dispositivo. Por exemplo, o Facebook pode armazenar informações de login e alguns ficheiros em cache ou temporários.

Android espaço armazenamento

Da mesma forma, Amazon Prime, Castbox.fm, Netflix e a maioria das outras aplicações multimédia permitem descarregar conteúdos offline, que também utiliza o armazenamento do dispositivo.

Alguns desses dados são armazenados num sistema especial apelidado de “cache”, enquanto outros são armazenados diretamente no dispositivo. Pode excluir a cache e esses dados extras ou temporários para obter mais espaço livre em seu smartphone.

No Android, pode seguir estas etapas para limpar a cache de uma aplicação:

  • Vá para “Configurações> Aplicações e notificações> Ver todas as aplicações,”
  • Clique numa aplicação e clique no botão “Armazenamento e cache.”
  • Clique em “Limpar cache” para excluir a cache da aplicação.

Ao limpar a memória do seu smartphone vai passar a utilizar muito mais a ligação à internet para aceder às informações que estão na cloud. Descarregue uma VPN e experimente a possibilidade de aceder aos seus ficheiros de uma forma segura e prática.

4. Exclua as aplicações não utilizadas

De acordo com um relatório mais recente, um utilizador médio de smartphones tem geralmente mais de 80 apps instaladas no smartphone.

Android espaço armazenamento

No entanto, em média, usa apenas 9 diariamente e 30 apps mensalmente. Isto significa que pode remover aplicações não utilizadas do seu dispositivo para libertar espaço de armazenamento.

No Android, pode usar a Google Play Store para verificar todas as aplicações instaladas e remover as que não usa. Siga as etapas fornecidas:

  1. Abra a Play Store e clique em “Opções” (o ícone hambúrguer).
  2. Escolha “Minhas aplicações” e jogos e mude para o separador Instalados.
  3. Clique numa aplicação e pressione o botão “Desinstalar” para removê-lo.

Dessa forma, é possível reorganizar as aplicações, desinstalando as que não usa e, até mesmo, instalando novas apps que realmente são úteis. Entre as aplicações que podem melhorar o smartphone estão ferramentas como aplicações de produtividade, antivírus e VPNs.

Quanto espaço de armazenamento realmente precisa no Android?

Depende apenas dos seus requisitos. Se dificilmente tira fotos e vídeos usando o seu smartphone (talvez tenha uma câmara DSLR?), provavelmente conseguirá com 64 GB de armazenamento.

Android espaço armazenamento

Por outro lado, se é um entusiasta da fotografia, opte por uma opção mínima de 128 GB. Mas se é um utilizador que tira várias fotos e vídeos todos os dias, deve procurar um mínimo de 256 GB.

Ou também pode comprar assim um smartphone com armazenamento expansível usando um cartão microSD.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Em 2018, a Sony garantiu que a PS5 passava o teste do tempo!

Como deve saber, a Sony "abriu" recentemente o suporte à montagem de SSDs PCIe 4.0 NVMe M.2 no slot secundário interno da sua consola...

Google: se receber este aviso no Gmail pode ficar sem conta!

É muito raro conseguirmos encontrar uma pessoa que não utiliza produtos Google como o Gmail e o Google Fotos, ou que não tem uma...

iPhone 13 com 120Hz? Sim! Utilidade? É zero!

Uma das maiores, e na verdade, mais desejadas novidades no mundo iPhone, é sem grandes dúvidas a introdução do ecrã OLED ProMotion capaz de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!