O Android está a dar um passo em frente para oferecer aos pais mais controlo sobre a vida digital dos seus filhos, tornando mais fácil do que nunca definir os limites digitais tão necessários. Temos observado algumas novas funcionalidades promissoras a surgir nas versões beta do Android 16, sinalizando um grande impulso para melhorar a segurança infantil. Agora, a Google parece ter começado a testar uma nova funcionalidade de controlo parental na versão Android Canary. Deste modo marca uma mudança significativa na forma como isto funciona nos telemóveis Android.
Android vai dar mais controlo aos pais sobre a vida dos filhos
Assim o Android Authority identificou uma nova configuração de “Controlo parental” no canal de lançamento Android Canary. Trata-se essencialmente do campo de testes da Google para funcionalidades experimentais. A opção está localizada no menu principal de configurações, o que significa que os pais não precisarão mais procurar em Bem-estar digital para definir alguns limites. Por enquanto, ela não está funcional, mas a sua localização sugere que a Google está a planear colocar as configurações parentais em destaque, em vez de tratá-las como algo secundário.
Nada acontece no momento em que a opção é selecionada. Dito isso, a Google parece estar a alinhar esses ajustes com melhorias mais amplas esperadas no Android 16. Por exemplo, o Android 16 Beta 4 revelou uma página de “Supervisão” na aplicação Configurações que poderia permitir aos pais bloquear determinados conteúdos da web. Ao contrário de antes, porém, a ênfase agora está em integrar tudo isso sem uma confusão de menus.
Além de facilitar o acesso, o Android 16 também está a tornar mais simples filtrar os cantos menos saudáveis da Internet. Dito isto, novas ferramentas de bloqueio de conteúdo estão a caminho, projetadas para impedir que material explícito passe despercebido.
Simples de ativar
Para ativar esses filtros da web, basta ativar a supervisão do dispositivo e criar um PIN para a conta que está a monitorizar. Depois disso, pode bloquear sites suspeitos no Chrome e limpar a Pesquisa Google, filtrando imagens, texto e links explícitos.
Embora nenhum filtro seja infalível, estas ferramentas foram concebidas para ocultar a maioria dos conteúdos inadequados online, tornando a experiência Android muito mais segura para os utilizadores mais jovens.
Com as crianças a passar mais tempo online, faz sentido que a Google aposte em ferramentas parentais mais simples. Em vez de dependerem de aplicações de terceiros, os pais poderão em breve ter controlos robustos integrados diretamente nos seus telemóveis. As alterações do Canary sugerem que a Google quer que estas funcionalidades sejam intuitivas.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!