A nova versão do Android vem com uma funcionalidade que pode fazer toda a diferença na proteção dos teus dados no dia-a-dia. Ou seja, a Google está a preparar o Android 16 com um sistema de alerta que te avisa se estiveres ligado a uma rede móvel suspeita. Mais concretamente, estamos a falar de redes que podem estar a tentar rastrear a tua localização ou, pior ainda, roubar a tua identidade.
Redes falsas? Sim, isso existe!
Muitos ataques hoje em dia não passam por apps maliciosas, mas sim por redes falsas, conhecidas como cell site simulators ou stingrays.
O truque é simples! Os hackers fazem-se passar por torres de rede legítimas e os telemóveis ligam-se automaticamente, sem que o utilizador tenha qualquer noção do que se está a passar.
Uma vez ligado, o telemóvel começa a enviar dados que podem incluir localização, identificadores únicos e até metadados de chamadas.
O que vai mudar com o Android 16?
Com o Android 16, o sistema vai conseguir detetar este tipo de ameaças e alertar o utilizador sempre que for detetada uma rede considerada não segura. A ideia é que o smartphone te avise assim que tentares ligar-te a uma torre de rede potencialmente falsa ou manipulada. Isto para que possas desligar-te imediatamente e evitar partilhar qualquer informação sensível.
Este sistema de deteção ainda não vai funcionar em todos os dispositivos, porque requer hardware específico.
Mas tudo indica que o Pixel 10 será o primeiro smartphone a vir equipado com esta proteção integrada.
Proteção extra contra redes 2G
Outra novidade é a proteção contra redes 2G. A Google vai permitir bloquear completamente o acesso a estas redes antigas e vulneráveis, que ainda hoje são usadas para espiar ou interceptar comunicações em alguns cenários.
Como estas redes têm pouca ou nenhuma encriptação, são um alvo fácil para ataques, e o Android 16 vai ajudar a evitá-los por completo.
Conclusão
Este tipo de ataques não são ficção científica. São reais, discretos e eficazes.
Aliás, o problema é mesmo esse: são invisíveis para o utilizador comum. Por isso, este novo alerta do Android 16 pode ser um divisor de águas. Com um simples aviso, passamos a ter uma hipótese de escapar à espionagem digital e aos roubos de identidade.