Android 12: estas são as primeiras três grandes novidades!

Agora que o Android 11 já está a chegar a vários equipamentos é tempo das atenções se virarem para o Android 12. As informações que estão disponíveis até agora revelam várias funcionalidades interessantes, incluindo a possibilidade de impedir aplicações de acederem à Internet. Mas há muito mais nesta nova versão. Assim vamos olhar para as três grandes novidades do Android 12.

Android 12: estas são as primeiras três grandes novidades!

Os entusiastas do XDA Developers encontraram estas novidades quando exploravam código no AOSP que é como quem diz o Android Open Source Project.

Android 12 novidades

A primeira funcionalidade a ser encontrada foi um modo restritivo de rede. Por um lado, nem todos ficaram contentes uma vez que este modo não adiciona uma firewall de sistema personalizável. Ainda assim, pode ser muito útil. Se ativar esta definição então só as aplicações que indicar é que vão aceder à Internet. Isto claro, quando o smartphone estiver no modo restritivo.

Entretanto para além deste bloqueio de aplicações há outra grande novidade. Falo em concreto de um novo sistema de hibernação de apps.

Isto foi descoberto em algumas alterações de código. Na prática o novo serviço de hibernação de aplicações gere o estado de hibernação. Assim, um estado em que as aplicações podem entrar. Android 12 novidades

Infelizmente e como o site XDA refere não há mais informações sobre isto. Por exemplo, não sabemos como é que as aplicações podem entrar nesse estado.

É determinado automaticamente com base nas estatísticas de utilização da aplicação? Os utilizadores podem escolher manualmente as aplicações que vão hibernar? Também não sabemos como é que as apps são otimizadas para o armazenamento. Nem como o sistema operativo vai dizer aos utilizadores quais as aplicações que entraram em hibernação.

O que faz sentido é que a hibernação na aplicação automática. Entretanto também não sabemos ao certo se esta novidade vai chegar realmente ao Android 12. Seja como for há tempo para isto. No entanto, terá de ser em breve, ou caso contrário ficará de fora.

Android 12 novidades

Este sistema é realmente interessante. Tudo porque permite ocupar menos recursos num smartphone e isto é algo muito importante. Hoje em dia com a velocidade a que as transferências de dados são feitas, esta compactação/descompactação não se nota. Para além disso o utilizador acaba por ganhar mais espaço. Ou seja, só boas notícias.

Android 12 novidades

Entretanto outra grande novidade está relacionada com a partilha de passwords. Apesar de se poder continuar a usar o QR Code para a partilha, vai ser possível partilhar estes dados com quem estiver perto sem qualquer contacto físico ou digitalização de códigos.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Office: há uma nova versão para insiders e já pode descarregar!

A Microsoft lançou uma nova versão do Office para insiders e já a pode e deve descarregar. Trata-se da Build 14517.20000 e está disponível para...

Conta Google: atenção se receber este aviso pode ficar sem conta!

É muito raro conseguirmos encontrar uma pessoa que não utiliza produtos Google como o Gmail e o Google Fotos, ou que não tem uma...

Surpresa! Netflix renovou esta série para a segunda temporada!

Com o passar das várias semanas de cada mês, vamos recebendo cada vez mais projetos na Netflix. Sendo que os mesmos acabam por se...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!