Inicio Especiais Android O: Descubra as novidades que a Google está a preparar

Android O: Descubra as novidades que a Google está a preparar

Um dia depois da segunda versão beta do Android 7.1.2 Nougat ter chegado aos dispositivos Pixel e Nexus, eis que a Google revelou que vai dar vida a um novo sistema operativo, o android O, sendo que este é um nome temporário.

Como aconteceu ano passado com o primeiro Android N Developer Preview, a Google não está a revelar tudo o que será incluído neste sistema operativo, algo que só deverá ser revelado em meados do evento Google I/O 2017. Porém, existem novidades e nas próximas linhas vamos dizer-lhe o que está disponível nesta primeira versão de demonstração.

Uma das maiores alterações no Android O está relacionada com as aplicações em segundo plano e vai ajudar o smartphone a economizar mais bateria do que nunca. Basicamente, a Google está a implementar limites automáticos adicionais acerca do que as aplicações podem e não podem fazer, em três áreas distintas: transmissões implícitas, serviços em segundo plano e atualizações de localização. Como esses limites representam uma grande mudança na forma como o Android funciona, os programadores têm de começar a conhecê-los. A documentação oficial está disponível aqui e aqui.

Android O

Porem as novidades não ficam por aqui. O Android O introduz também uma nova funcionalidade denominada canais de notificação e que consiste em categorias definidas pela aplicação para os conteúdos acerca dos quais os utilizadores serão alertados. Na prática, estes canais vão garantir aos utilizadores um maior controlo acerca dos diferentes tipos de notificações. Os utilizadores podem bloquear ou alterar o comportamento individual de cada canal, ao invés de bloquearem por completo todas as notificações de uma aplicação.

O novo sistema operativo da Google virá também com novas APIs de preenchimento automático que tornarão muito mais simples a configuração de novas aplicações. O sistema de preenchimento automático armazenará de forma segura os dados dos utilizadores, como endereços, nomes, palavras-passe, etc.

Em paralelo, o Android O vai trazer também uma nova funcionalidade que anteriormente só estava disponível em dispositivos Android TV, ou seja, o modo Imagem em Imagem (PIP). Com o PIP, os utilizadores vão poder continuar a ver um vídeo enquanto navegam por outras aplicações. Esta é sem dúvida uma funcionalidade muito prática e que se algum modo a Samsung já havia implementado para algumas aplicações na sua interface proprietária e que deverá ser bem recebida pela grande maioria dos utilizadores Android.

Outra novidade no Android O passa pelos ícones adaptáveis do launcher que podem apresentar formas diferentes, mediante o equipamento onde o sistema operativo está instalado. Mais especificamente, pode ser exibido com forma circular num dispositivo e surgir com forma quadrada noutro. Os novos ícones também serão utilizados nos atalhos, na aplicação de Configurações e nas caixas de diálogo e partilha.

Se o som tem grande importância para si, saiba que o Android O disponibiliza agora suporte para codecs de áudio Bluetooth de alta qualidade, como o codec LDAC. Para além disso, destaca-se ainda uma nova API de Audio nativa projetada especificamente para as aplicações que exigem um alto desempenho e a menor latência de áudio.

Ao nível do Wi-Fi destaca-se a presença da funcionalidade Wi-Fi Aware. Em termos práticos esta função permitem que aplicações e dispositivos nas proximidades comuniquem por Wi-Fi sem um ponto de acesso à Internet.

O Android O também vai adicionar um melhor suporte para a navegação por teclado, especialmente quando se trata de aplicações instaladas no Chrome OS.

E pronto estas são as funcionalidades que conhecemos, até agora, no novo sistema operativo para dispositivos móveis em que a Google está a trabalhar. Não serão certamente todas, mas revelam que este fabricante está preocupado em garantir a melhor experiência possível e ao mesmo tempo poupar alguma bateria.

  Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Patricia Fonseca
Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

4 COMENTÁRIOS

Leia também

Huawei Sound Pro: a nova coluna inteligente da Huawei!

Com o crescimento do mercado de smartphones, os fabricantes têm-se também concentrado noutras áreas. Os dispositivos da Internet das Coisas são um excelente exemplo...

Google Maps mostra bebé a nascer na rua? Ou será que não?

Há uma localização no Google Maps que está gerar muita confusão. Tudo por causa de um bebé a nascer no meio da rua, pelo...

POCO M3: Abram alas para o rei da gama média a 122€!

A POCO revolucionou o mundo dos smartphones em 2018 com o lançamento do Pocophone F1. Afinal, na altura foi lançado com o Snapdragon 845...

É fã de GTA? Foi adicionado Ray Tracing aos títulos mais antigos

As consolas de nova geração chegaram finalmente ao mercado, e com elas chegaram algumas novidades bombásticas. Afinal de contas, talvez para não revelar GTA...

O que aconteceu a Fall Guys? Como “morreu” e quais as causas?

Fall Guys chegou ao mercado no passado mês de Fevereiro sem criar muito alarido. No entanto, foi com a inclusão nos jogos grátis da...