Android 12: smartphone vai ser o melhor gamepad!

Nos últimos tempos foram chegando à Internet muitos leaks em relação ao próximo sistema operativo da Google, o Android 12. A maioria chegou do XDA-Developers. Se até aqui já ficámos a conhecer algumas funcionalidades, sobretudo no campo da segurança, eis que esta última revelação nos fala de jogos. Algo que faz sentido sobretudo porque muitos gamers se estão a virar para as plataformas móveis. Dito isto, a Google espera melhorar o efeito de vibração no Android 12 e transformar o smartphone num gamepad poderoso!

Android 12: smartphone vai ser o melhor gamepad!

Nesta momento, os dispositivos Android têm um controlo unilateral do efeito de vibração, ou seja, ele está ligado ou desligado. Portanto, o efeito de vibração é muito fraco. Claro que isto não é muito positivo para a experiência geral de jogo.

Android 12 smartphone gamepad

De acordo com o XDA, a Google submeteu um código no AOSP para melhorar a vibração. A alteração do código adiciona suporte para o controlo de amplitude de vibração e abre caminho para a geração de efeitos de vibração personalizados. Isto é muito útil para jogos que estão otimizados para tirarem partido disto. É o que acontece com muitos jogos de consola, que estão disponíveis em serviços como o próprio Stadia do Google, NVIDIA GeForce NOW, Microsoft xCloud, etc.).

Mas estas não são as únicas novidades a chegar.

É que os entusiastas do XDA Developers descobriram mais novidades quando exploravam código no AOSP que é como quem diz o Android Open Source Project.

Android 12 smartphone gamepad

A primeira funcionalidade a ser encontrada foi um modo restritivo de rede. Por um lado, nem todos ficaram contentes uma vez que este modo não adiciona uma firewall de sistema personalizável. Ainda assim, pode ser muito útil. Se ativar esta definição então só as aplicações que indicar é que vão aceder à Internet. Isto claro, quando o smartphone estiver no modo restritivo.

Entretanto para além deste bloqueio de aplicações há outra grande novidade. Falo em concreto de um novo sistema de hibernação de apps.

Isto foi descoberto em algumas alterações de código. Na prática o novo serviço de hibernação de aplicações gere o estado de hibernação. Assim, um estado em que as aplicações podem entrar. Android 12 smartphone gamepad

Infelizmente e como o site XDA refere não há mais informações sobre isto. Por exemplo, não sabemos como é que as aplicações podem entrar nesse estado.

É determinado automaticamente com base nas estatísticas de utilização da aplicação? Os utilizadores podem escolher manualmente as aplicações que vão hibernar? Também não sabemos como é que as apps são otimizadas para o armazenamento. Nem como o sistema operativo vai dizer aos utilizadores quais as aplicações que entraram em hibernação.

O que faz sentido é que a hibernação na aplicação automática. Entretanto também não sabemos ao certo se esta novidade vai chegar realmente ao Android 12. Seja como for há tempo para isto. No entanto, terá de ser em breve, ou caso contrário ficará de fora.

Android 12 smartphone gamepad

Este sistema é realmente interessante. Tudo porque permite ocupar menos recursos num smartphone e isto é algo muito importante. Hoje em dia com a velocidade a que as transferências de dados são feitas, esta compactação/descompactação não se nota. Para além disso o utilizador acaba por ganhar mais espaço. Ou seja, só boas notícias.

Android 12 smartphone gamepad

Entretanto outra grande novidade está relacionada com a partilha de passwords. Apesar de se poder continuar a usar o QR Code para a partilha, vai ser possível partilhar estes dados com quem estiver perto sem qualquer contacto físico ou digitalização de códigos.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também