(Análise) Sony HT-AX7: A coluna mais estranha que vai ver hoje!

(Análise) Sony HT-AX7: A Sony é um dos pesos pesados do mundo do áudio, não só pela qualidade de som e qualidade dos materiais utilizados, mas também pela vontade que a gigante Japonesa por vezes demonstra de sair um pouco fora da caixa. Quer um exemplo? Nada melhor que olhar para a recentemente lançada Sony HT-AX7, uma coluna que se desdobra num sistema de som para a sua casa, e para qualquer um dos aparelhos focados no audiovisual que tenha por casa.

Bem, na verdade, é uma coluna pensada para casa, mas também para fora de casa!

Quer meter este sistema de som ligado à sua TV, e meter tudo a funcionar como um Home-Cinema? Muito simples de fazer. Quer ligar a coluna ao seu tablet ou smartphone, e fizer uma incrível festa, com uma qualidade de som muito acima da média? Igualmente fácil de se fazer! Quer levar a coluna para o jardim, para a praia, ou para um acampamento? Novamente muito fácil, afinal, a HT-AX7 é portátil.

(Análise) Sony HT-AX7: A coluna mais estranha que vai ver hoje!

Sony HT-AX7

Prós:

  • Design compacto e inteligente
  • Fácil de configurar
  • Boa autonomia
  • Performance em qualquer meio

Contras:

  • Preço (549€)
  • Não temos Wi-Fi, HDMI ou Entrada Ótica

Que coluna é esta? Onde se insere? Não faço ideia. É um produto diferente e irreverente, muito complicado de encaixar no mercado. Algo que é bom para a Sony, mas também o torna um pouco nicho, especialmente quando olhamos para o preço da HT-AX7.

Vamos por partes?

O que é a Sony HT-AX7?

Sony HT-AX7

Muito resumidamente, apesar de não ser fácil de descrever, estamos a olhar para um sistema de som bluetooth com grandes capacidades de surround graças ao design inteligente de duas mini colunas que podem ser postas onde bem entender.

Ou seja, pode criar um palco de som, com a coluna principal à sua frente, e as duas mini coluna atrás de si. Foi exatamente este a configuração que fiz em minha casa, com a coluna principal a servir de soundbar, enquanto as outras colunas trataram de criar um campo de som surround realista e fácil de configurar.

Porém, é preciso ter aqui em conta que a Sony não está a prometer um sistema de som 5.1, ou similar. Está a prometer algo diferente! Ao processar todo o som que sai das colunas através de um mapeamento Sony 360 Spatial, que por sua vez cria uma espécie de espaço entre os 3 pontos de saíde de som.

Entretanto, aqui é preciso salientar que temos duas drivers, bem como dois radiadores passivos para bass na unidade principal, enquanto podemos ainda contar com mais duas drivers fora, uma em cada mini-coluna.

Qual é a grande vantagem?

Bem, é o que disse em cima. Este é um sistema super dinâmico e ágil, graças à sua portabilidade e peso.

Estamos a falar de um sistema com dimensões à volta dos 306 x 133 x 123mm e 1.4Kg com as colunas colocadas no seu sítio de repouso.

Felizmente, apesar da portabilidade, a qualidade de construção continua a ser muito Sony. Mas, como nem tudo pode ser bom, é preciso ter algum cuidado no transporte das mini-colunas, que não têm uma aderência incrivelmente forte à coluna principal do conjunto.

A conectividade também é super simples de conseguir, ao ser possível gazer uma ligação simples via Bluetooth, ou algo um pouco mais complexo através da App da Sony para tudo o que é áudio portátil.

Som é de qualidade?

Estamos a falar da Sony, por isso sim.

Mas, mais uma vez, esta coluna não tem a mesma performance de um sistema de som a sério, ligado à corrente, com todos os componentes a serem pensados para serem montados num sítio e nunca mais saírem de lá. Tudo funciona à base de baterias, e como tal, a eficiência é importante.

Ainda assim, se quiser perder a algum tempo a mexer nas configurações da aplicação, vai conseguir ter um impacto sonoro muito perto de um destes sistemas. Felizmente sem atrasos na entrega de som.

Dito tudo isto, este tipo de sistema parece-me mais interessante para quem ande sempre de um lado para o outro, ou gosta de fazer sessões de cinema em casa com amigos e ou familiares. Consegue imaginar montar um projetor numa sala, e meter este sistema a completar a experiência de som. Fica incrível!

Aqui vale ainda a pena salientar que temos suporte à conexão de dois aparelhos ao mesmo tempo via Bluetooth, tal e qual como os earbuds e auscultadores da Sony. Uma funcionalidade que faz todo o sentido para um sistema tão dinâmico como este. Porém, mais uma vez, acho que é uma falha não termos uma entrada de 3.5mm, entrada ótica, ou uma simples entrada HDMI para ter mais opções.

Bateria

Neste campo tão importante, a Sony promete 30 horas de autonomia, mas, sou muito sincero, se não andar a abusar no volume, é muito provável que consiga muito mais que isto. Vale a pena salientar que é possível carregar o sistema de som e utilizar ao mesmo tempo.

Conclusão

Sony HT-AX7

É um produto diferente e por isso muito interessante. Mas, ao preço que está, e óbvio nível de performance um pouco aquém de um sistema de som mais tradicional, isto vai ser sempre um produto de nicho que vamos ver em poucas casas.

É um produto pensado para resolver um problema que muitos utilizadores nem sabem existir. Ou seja, esta coluna é uma soundbar para andar de um lado para o outro, sempre ligada por Bluetooth, isto sem as chatices de ter de andar com uma soundbar às costas.

Por exemplo, ao mesmo preço, já vai encontrar uma soundbard Samsung HW-Q800C, com mais volume, mais bass, suporte a Bluetooth e Wi-Fi, e ainda suporte a Dolby Atmos. Para completar o pacote, temos ainda um subwoofer separado. Sim, nada disto é portátil… Mas isso interessa para a grande maioria dos consumidores?

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Muito interessante, mas muito caro para aquilo que é no fundo uma experiência, ou no máximo um produto de nicho.(Análise) Sony HT-AX7: A coluna mais estranha que vai ver hoje!