Este é um daqueles temas que muito provavelmente vai fazer com que se sinta um pouco mais velho, e até pode provocar o nascimento de 1 ou 2 cabelos brancos durante a leitura de todo o texto. Um pouco à imagem da história do botão de gravar das aplicações da suíte Microsoft Office, que muitos de nós sabe ser uma simples disquete, mas lá está, os mais jovens não fazem a mínima ideia daquilo que aquela imagem significa.
Pois bem, se tem à volta dos 30 anos, sabe que antigamente, as colunas do seu PC eram capazes de ‘adivinhar’ a recepção de uma chamada telefónica no seu telemóvel.
Sim, estamos a falar daqueles aqueles apitos e estalo tão característico, que provavelmente ainda se consegue lembrar. Mas sabe porquê?
Lembra-se das colunas que apitavam quando recebia chamadas?
Hoje em dia, com a evolução da tecnologia, isto já não acontece, pelo menos não da mesma forma. Mas há muitos e longos anos atrás, no tempo das colunas cinzentonas, e monitores CRT maiores que a nossa cabeça, onde quase toda a população tinha um telemóvel Nokia no bolso, era possível saber que ia ter uma chamada telefónica, antes do início da chamada em si! Como? Era possível ouvir alguns sons muito característicos nas colunas do seu PC, que aconteciam devido ao facto de existirem pulsos bastante grandes de transmissões RF entre o seu telemóvel e a torre de comunicação mais próxima.
Normalmente, isto não deveria ser um problema. Mas quando um sinal RF interage com um circuito não linear, é possível detetar as especificidades desse mesmo sinal.
Assim, graças à existência de um amplificador em muitas destas colunas básicas para computador, era possível detetar a onda do sinal RF, e até ouvi-la. Contudo, isto só poderia acontecer se o telemóvel estivesse muito próximo das colunas.
Antes de mais nada, tem saudades destes tempos? Já cresceu um cabelito branco nessa cabeça? ahah
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!