Análise Razer Kraken Tournament Edition: Boa qualidade a bom preço!

Análise Razer Kraken Tournament Edition – Ao longo do tempo, a Razer passou a ser mais conhecida pelos seus gimmicks, funções extra e claro pela sua iluminação RGB Chroma… Isto em vez, de manter o seu foco em ser a melhor do mercado.

Contudo, quando recebi estes auscultadores, pareceu-me logo que algo tinha realmente mudado… Que tínhamos aqui algo mais focado no desempenho, e menos nos ‘gimmicks’.

Pois bem, o equipamento aqui em análise, é o Kraken Tournament Edition, trata-se de uma espécie de união entre o Kraken 7.1 V2 e o Kraken Pro V2. Mas, equipado com muitos extras, alguns até na minha opinião, desnecessários. 

Afinal de contas, tenho alguma experiência em auscultadores! No entanto, tenho de dizer, que a Razer, foi uma espécie de ‘primeira vez’ para mim.

Analise ao Razer Kraken Tournament Edition – O Primeiro impacto 

O unboxing deste equipamento é direto, ao abrir a caixa temos logo acesso aos auscultadores e à placa de som, que é o factor mais interessante aqui do conjunto. 

Ora bem, mas a experiência inicial ao ligar estes auscultadores, acabou por se revelar, algo confuso. Entre ligar fios, ter de instalar o Razer Synapse e mudar definições, não só no programa da Razer, como no próprio PC… Foi toda uma situação, que acabou por gerar alguma confusão! Perguntem ao Nuno Oliveira, que estava à minha espera para jogar, e eu no meio disto tudo! (Não é das pessoas mais pacientes do mundo aquele rapaz…)

Mas o que realmente é estranho aqui… Estamos a falar de um equipamento “tournament edition”! O que deveria significar, plug-and-play… certo? 

Provavelmente sim! Mas aqui não é bem o caso. À exceção destes auscultadores, nunca senti a obrigação de instalar a aplicação da marca. Para poder usufruir totalmente das funções principais de qualquer auscultador.

Aliás, utilizo no dia-a-dia uns Steelseries Siberia 150 com conexão USB-A, que são um autêntico plug-ang-play, sem quaisquer problemas nem necessidade de aplicação.

Mas vamos continuar com a análise, como resultado de tudo isto, estes Razer Kraken Tournament Edition foram apenas utilizados no meu PC fixo.

Sobretudo, porque passar por todo o processo novamente, para utiliza-lo no portátil… não foi opção. 

Analise ao Razer Kraken Tournament Edition – Áudio e Conforto 

Neste campo, o som que estes auscultadores oferecem das enormes drivers de 50mm com a tecnologia THX(surround), é realmente muito bom, especialmente, se tivermeos em conta o seu preço! Aliado sempre, à sua placa som incluída, que torna tudo mais intuitivo.  

A placa de áudio da Razer, tem a capacidade de controlar a tecnologia THX, o bass e ainda o volume entre o Chat e o Gaming. Finalmente, posso baixar e até ignorar, aquele amigo que costuma comer batatas fritas a 1mm do microfone… Tudo com apenas um toque sem alterar o volume do jogo. 

Durante o jogo, a tecnologia THX fez o esperado! Ajudando a ter uma maior perceção da direção de vinha o som, e tornando o som mais envolvente.

Quando testado em música, a história é outra… Apesar do volume elevado, nota-se a falta de “corpo” no som. Os médios não são suficientes para tornar toda a experiência envolvente, e o bass colocado ao máximo torna-se demasiado “falso” e estranho. 

Kraken Tournament Edition

Em chamada destaco, o cancelamento de ruído ambiente, anula realmente o som das minhas ventoinhas para a outra pessoa. Além disso, existem muitas outras opções como claridade da voz e a sensibilidade do microfone, entre outras… Mas prepare-se para perder algum tempo aqui, sobretudo porque o resultado muitas das vezes tende a ficar pior. 

Os Razer Kraken Tournament Edition necessitam de três controles para o volume: o do Windows, o da placa de som e uma roda dentada no cabo de 3,5 mm.  

 

Analise ao Razer Kraken Tournament Edition – Construção e Conforto 

Em primeiro lugar, é de salientar o seu tamanho, logo após retirar da caixa meteu o meu Steelseries completamente no bolso. Literalmente, o conceito “over-ear headphones” aqui tomou outras proporções! 

Apesar do seu tamanho, a sua construção impressionou-me pela positiva. Acima de tudo pela sua estrutura em alumínio e apenas 322g de peso! A sua resistência e flexibilidade dão muita segurança no uso do dia-a-dia… de tal forma que, até nas mãos daquele amigo que tira os auscultadores, dobrando-os quase ao contrário. Aguentou-se perfeitamente “like a champ!”.

O grande ponto negativo aqui é o cabo, que está fixo aos auscultadores, ou seja, se o estragar… ‘Game Over’.

As almofadas, são extremamente confortáveis e contém um gel que as mantém frias durante longos períodos de utilização. Realço aqui, a atenção ao detalhe não só pelo gel, mas porque a Razer lembrou-se de dar uma forma especial à almofada interiormente para as pessoas que utilizam óculos(!)

Kraken Tournament Edition

Conclusão 

Pelo seu preço no mercado, os auscultadores Razer Kraken Tournament Edition, oferecem boas características e muita atenção ao detalhe. Mas prepare-se, será praticamente “obrigado” a instalar o Razer Synapse, e a perder algum tempo a ajustar todas as definições necessárias para poder usufruir o melhor que este equipamento tem para oferecer. 

Em suma, é realmente uma opção muito tentadora. Não só, é muito confortável durante várias horas de uso, como também pelo seu bom áudio e boa construção.

Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.