(Análise) Minecraft Dungeons: Divertido, fora da caixa, mas curto!

Toda a gente conhece o nome ‘Minecraft’, afinal de contas, estamos a falar de um dos jogos mais populares do planeta. No entanto, nem tudo o que é um sucesso tem de permanecer fechado na sua caixa… Por vezes é boa ideia experimentar, tentar levar um pouco daquela experiência mais além! Quem sabe, poderá resultar num novo e estrondoso sucesso!

Pois bem, foi exatamente isto que a Microsoft tentou fazer com Minecraft Dungeons, uma espécie de spin-off ao aclamado jogo. Que apesar de ser um pouco diferente do jogo original, consegue manter o ‘feeling’ de aventura e possibilidades intermináveis. Contudo… Não é perfeito.

(Análise) Minecraft Dungeons:

Minecraft

Portanto, quando começa o jogo, entre logo na pele de um herói silencioso, que obviamente é uma junção de cubos bem à maneira de Minecraft tradicional. Dito isto, enquanto em Minecraft o jogador tem a missão de criar um gigantesco mundo de forma a dar asas à sua imaginação, aqui vai ter de defender tudo e todos aqueles que estão à sua volta, de forma a vencer o tenebroso Illager bem como todos os minions que este envia contra si.

Para isso vai ter acesso a várias armas, cada uma com as suas propriedades especiais, bem como um sistema de lvling para aumentar o poder e adicionar novos elementos às lutas. Assim, depois de ganhar o jeito, vai ter de lutar contra autênticas hordas de inimigos ou bosses (por vezes os dois ao mesmo tempo) utilizando artefactos, espadas, arco e flecha, etc… Em que o objetivo é apenas um, chegar ao fim do nível.

Em suma, temos aqui um ‘hack and slash’ com alguma estratégia à mistura.

Um mundo simples com alguns rasgos de brilhantismo!

Minecraft Dungeons é inegavelmente um jogo divertido, sendo especialmente porreiro quando chega a casa do trabalho e apenas quer descansar/desligar a cabeça durante algumas horas, visto que não é de todo um título complicado de meter as mãos em cima.

Dito isto, apesar de no início ficarmos a pensar que existe um mundo de diversificação à nossa frente, como só Minecraft é capaz de oferecer, rapidamente vai perceber que as coisas vão ser sempre muito parecidas apesar de realmente encontrarmos inimigos mais poderosos e de estarmos constantemente a evoluir o nosso equipamento.

Minecraft

Mas calma! Não pense que é mesmo tudo igual, o jogo oferece uma série de inimigos diferentes, desde golems, feiticeiros, arqueiros, e até armadilhas, de forma a que tenha de estar atento para mudar a sua estratégia. Aliás, vai ter várias alturas em que todo o cuidado é pouco, ao mesmo tempo que vai ter de gerir healing, ataques de longe e uso de artefactos.

No entanto, o sistema de combate apresenta algumas falhas, como a bastante irritante de não ser possível usar armas ranged enquanto usa um projétil.

Ainda assim, é fácil dizer que este é um jogo desenhado para ser divertido (apesar de ser curto, com ~5 horas de jogabilidade), deixando coisas importantes mas que podemos perdoar para trás.

Co-Op!

Se há coisa que me fez falta nestes tempos de quarentena, foi um bom jogo Co-Op para jogar com amigos! Infelizmente, Minecraft Dungeons já chega um pouco tarde nesta vertente, ainda assim, traz um modo bastante interessante para nos podermos aventurar forte e feio com quem mais gostamos de uma forma online ou local. (No futuro irá existir crossplay com todas as plataformas, onde podemos destacar a Switch e PS4, além do PC e Xbox One).

Gosta de Minecraft? Vai adorar este jogo!

Minecraft

Apesar de todas as suas falhas e de ser um pouco curto, é um jogo Minecraft! E ainda bem que assim é.

O que não falta para aí são jogadores que querem um pouco mais desta experiência. Dito isto, a exploração esta cá, as animações são exatamente as mesmas, e até temos várias referências ao jogo original! Como por exemplo a existência de ‘Enderman’, um NPC que tem como base ‘Slenderman’, e que lhe irá chatear bastante a cabeça durante vários níveis quando chegar a meio do jogo.

Conclusão

Em suma, é um jogo que tenta capturar a essência de Minecraft, ao mesmo tempo que tenta testar novas água. Dito isto, é um jogo que se nota que foi feito com muito carinho pela equipa de desenvolvimento. O que na minha opinião é realmente importante neste mundo cheio de projetos AAA de muitos milhões de Euros.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário