(Análise) Microsoft Flight Simulator 2020: Saudades de andar de avião?

Caso não saiba, o Flight Simulator da Microsoft já anda a dar cartas no mercado há mais de 40 anos! Sendo quase sempre um título reservado para os entusiastas que adoram gastar alguns milhares em periféricos capazes de transformar um qualquer escritório num autêntico cockpit de um avião intercontinental.

No entanto, com o grande aumento da popularidade do PC Gaming, a Microsoft decidiu lançar agora um título completo, e claro, muito exigente a nível gráfico. Aliás, quase que podemos afirmar que se por acaso está com saudades de voar devido a tudo o que aconteceu com o COVID-19 em 2020. Talvez tenha aqui uma boa solução para a passar o tempo… É que os cenários são de cortar a respiração.



(Análise) Microsoft Flight Simulator 2020: Saudades de andar de avião?

Flight simulator 2020

Portanto, o novo Microsoft Flight Simulator tenta conjugar uma experiência de voo real, a uma fidelidade gráfica simplesmente brutal! Aliás, até os cenários que vemos à nossa volta são baseados naquilo que está a acontecer em tempo real, visto que o estúdio responsável pelo projeto utiliza dados do Bing Maps para lhe mostrar o que realmente está a acontecer no mesmo local em que está a voar.

Afinal de contas, pode entrar no jogo, ir ao mapa, escolher o ponto de partida e de chegada, e lá vai você, em cima de uma recriação fidedigna do planeta inteiro. O mapa é tão extenso, que para explorar tudo, precisaria de pelo menos 14 anos.

Dito isto, consegue imaginar estar a voar e ver o nascer do sol nos Alpes? Na vida real pode ser complicado alcançar esse desejo, mas no jogo é bastante simples… Bem, mais ou menos, controlar uma aeronave é tudo menos simples, mas é certamente mais barato que pagar a viagem.

O Flight Simulator é muito bonito, mas voar é tudo menos fácil

Flight simulator 2020

Não estamos a falar de um jogo que simplifica a experiência de voo, nada disso. Se por ventura desligar todos os sistemas de apoio, vai entrar num mundo bastante complexo, e ainda bem, é sinal que a Microsoft trabalhou bem para oferecer uma experiência sem compromissos aos jogadores mais exigentes.

Mas como ninguém nasce ensinado… (Como é o meu caso, que saltei os guias todos e fui logo tentar descolar. Spoiler Alert: a descolagem não correu nada bem!) Tem 8 tutoriais para aprender os básicos antes de tentar agarrar num jato privado, ou num Boeing 747. Assim, poderá aprender a como se movimentar numa pista, como manusear o acelerador, como navegar, etc… Também sugiro começar a sua aventura com um avião mais simples como um pequeno Savage Cub, e gradualmente ir evoluindo até ao gigante e super complexo Boeing 747-8 que irá reinar os céus a 35 mil pés de altitude.

Existem alguns defeitos na simulação

Às vezes temos momentos em que a simulação falha um pouco… Visto que temos algumas texturas de baixa resolução, e também alguns problemas no sistema IA responsável pela construção gráfica de cidades e outros tipos de localizações menos conhecidos. Obvio que estes problemas deverão ser corrigidos ou pelo menos mexidos nos próximos meses, e claro, não são defeitos grandes o suficiente para o afastar da compra deste jogo.

Conclusão

Em suma, estamos a falar de um jogo completo, complexo, e visualmente capaz de nos arruinar o queixo tal é a forma como ficamos boquiabertos. Claro que não é um título para todos, tem que realmente gostar de simuladores, ou pelo menos ser um real amante da aeronáutica. Tem também que ter um PC com alguma potência gráfica para realmente aproveitar o que este projeto tem para oferecer. Mas é certamente um jogo que fica para a história, tal foi a evolução geracional.

Nota: 9/10 Recomendado


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Flight simulator 2020

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também