(Análise) Huawei Freebuds SE: Como estamos fartos de dizer na www.leak.pt, a Huawei está muito longe de estar morta no mundo mobile, especialmente se abrirmos os horizontes para ver o que a gigante Chinesa anda a fazer noutros mercados à volta dos smartphones.
Mercados, onde claro está, temos de salientar os computadores portáteis Matebook como é o caso do recente 16s, os relógios inteligentes como é o exemplo do Huawei Watch GT 3 Pro, e claro, a cada vez mais extensa gama de earbuds sem fios, com alternativas para todos os gostos e carteiras.
Pois bem, hoje vamos focar-nos na música e sem fios, e também nas carteiras, mais concretamente nas mais magrinhas.
Afinal de contas, temos para análise os Huawei Freebuds SE! Um ‘pacote’ que tenta conciliar um preço incrível, a um par de earbuds capazes de bater o pé à concorrência, com muita da qualidade Huawei à mistura.
(Análise) Huawei Freebuds SE: A aposta amiga da carteira!
Ainda se lembra dos tempos em que tudo e todos criticavam a Apple pela remoção do audio jack no iPhone 7? Pois bem, na altura, muitas destas críticas tinham razão de ser!
Ao fim ao cabo, em 2016, é inegável que o mercado não estava pronto para dar o salto para os earbuds sem fios, de um dia para o outro. Especialmente no campo do preço, e por isso mesmo, tivemos de lidar com muitos lançamentos horríveis nas gamas mais budget.
Mas passados vários anos? Estamos muito bem, em todas as gamas de preço! Especialmente nas mais baixas, onde já podemos encontrar produtos como estes novos FreeBuds SE, que por sua vez, tentam oferecer muito daquilo que a Huawei tem de bom no mundo dos earbuds sem fios ‘premium’.
Vamos por partes?
Design
Os FreeBuds SE não complicam, com a Huawei a apostar numa caixa extremamente leve com um formato de comprimido, não muito grosso, e por isso mesmo, pouco intrusivo, quer leve os “fones” no bolso, ou numa mala.
Já no campo do bud propriamente dito, são super leves, e na minha opinião extremamente confortáveis, ao optarem por um encaixe ‘híbrido’. Ou seja, não são in-ear como os muito recentes Freebuds Pro 2, mas também não são totalmente ‘out’ como os Freebuds 3 Pro. Ficam ali num meio-termo muito interessante, que além de confortável durante muitas horas, também oferece um bom ‘fit’ na orelha.
Usei no sofá, a caminhar na rua, no ginásio, e nunca tive medo de os perder. (Existem borrachas com diferentes tamanhos na caixa!
Tamanho e Peso
- Buds: 20.6 mm * 20.0 mm * 38.1 mm // Peso: 5.1g
- Caixa: 70.0 mm * 35.5 mm * 27.5 mm // Peso: 35.6g (Sem os Buds)
Performance e Bateria
Por 59€, temos drivers dinâmicos de 10nm capazes de oferecer muita da qualidade que a Huawei leva para as gamas mais altas.
Claro que não vamos ter a mesma exata performance de uns FreeBuds Pro, ou earbuds similares, mas acredite que não ficamos muito longe destes níveis, especialmente se adora usar earbuds para chamadas ou reuniões em casa.
A qualidade de som no seu ouvido é muito boa, e a qualidade da sua voz nos ouvidos de quem está no outro lado também não fica nada atrás.
Claro que não encontramos funcionalidades como o ANC, ou suporte a codecs de alta qualidade de streaming. Mas, para o preço a que está, não está mau, especialmente porque temos suporte ao padrão Bluetooth 5.2! O que claro está, implica baixa latência no streaming de conteúdo multimédia.
Ainda no campo da performance, mas já na autonomia da bateria, temos aqui earbuds para durar 24 horas no conjunto buds + caixa. Separadamente, cada bud é capaz de oferecer 6 horas de utilização ininterrupta, enquanto a caixa oferece mais 18 horas, ou seja, mais 3 cargas completas.
Conclusão – Valem a pena?
Honestamente, penso que sim. Claro que tenho earbuds de gamas muito superiores em casa, que uso quase todos os dias, durante o trabalho ou durante os meus treinos indoor ou outdoor.
É óbvio que existe uma diferença entre estes buds mais amigos da carteira, e outras ofertas mais premium. Como é o exemplo dos próprios Freebuds Pro 2 da Huawei, dos LinkBuds S da Sony, ou dos Oppo Enco X2. Mas, por 59€, temos qualidade de construção Huawei, que garante uma durabilidade apontada aos anos de utilização, e claro, uma qualidade de som (e volume!) muito decente para o preço.
Para ter a certeza do que estou a dizer, pedi a um amigo meu mais leigo na matéria para os utilizar durante uma semana, vindo de um par de earbuds sem fios mais antigos. Conclusão? Um incrível 9/10.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!