(Análise) Huawei Freebuds 5i: Grande aposta!

Freebuds 5i: Apesar de tudo, a Huawei continua muito forte no mundo dos wearables, sejam estes relógios, pulseiras fitness, ou claro, produtos focados no áudio sem fios. Dito isto, com o início de 2023, está na hora de dar uma vista de olhos à nova oferta de entrada de gama no mundo FreeBuds, na forma dos novos 5i!

Estamos a falar dos sucessores aos incríveis FreeBuds 4i de 2021, que agora aparecem em ainda melhor forma, ao trazerem mais funcionalidades Premium, a um preço bastante apelativo. Vamos por partes?

- Publicidade -

(Análise) Huawei Freebuds 5i: Grande aposta!

Pois bem, o que se faz quando é preciso melhorar algo que já estava muito bem posicionado no mundo do áudio sem fios ‘budget’? Muito simples, melhoria no cancelamento de ruído, agora ativo, mais bateria, melhor conectividade (e mais rápida), e claro, uma melhor qualidade de construção.

Na minha opinião, os FreeBuds 5i nemmparecem ser um produto ‘i’, sendo muito mais similares aquilo que deveriam ser uns FreeBuds 5. Afinal de contas, apesar do facto de a qualidade de som não é fantástica, é muito boa para o preço, temos ANC, temos possibilidade de ligar os earbuds a dois aparelhos ao mesmo tempo, e ainda uma app para controlar tudo no nosso smartphone.

Em termos de design, a coisa não muda muito comparativamente aquilo que a Huawei tem vindo a fazer. Com os FreeBuds 5i a chegarem ao mercado em três cores, Branca, Azul e Preto. Qualquer que seja a cor escolhida, o acabamento é exatamente igual, com os earbuds a parecerem pequenas pedras com o lustro puxado ao máximo, o que evita impressões digitais, e melhora a experiência ao toque.

Entretanto, temos a caixa, também ela muito similar aquilo que a Huawei anda a fazer, com um botão para emparelhamento, e uma entrada USB-C para carregamento. (Não temos carregamento sem fios.)

Felizmente, temos também um encaixe/desencaixe melhorado na caixa, com ímanes pensados para não irritar ninguém.

Em termos de encaixe no ouvido, temos uma ponta de borracha, o que claro está, significa que temos aqui um modelo in-ear. No entanto, não é de todo tão invasivo como outros modelos in-ear já no mercado, conseguindo um bom compromisso entre conforto e estabilidade. (Existem mais pontas de borracha na caixa, para conseguir ter o “seal” perfeito).

Em termos de conforto, a Huawei foi capaz de baixar o peso em 18%, ao mesmo tempo que aumentou a capacidade da bateria em 60%. Isto significa 28 horas de autonomia.

Por fim, para os controlar, temos controlos touch em cada earbud. Onde podemos incluir controlo de volume, em que basta deslizar o dedo para cima para aumentar, ou para baixo para diminuir. Dos melhores controlos touch que tenho visto.

Performance e Conectividade

Esquecendo o design e preço, temos aquilo que realmente interessa, a performance e qualidade da conectividade aos diferentes aparelhos. Os FreeBuds 5i têm uma qualidade de som acima do seu preço, com suporte ao codec AAC, e na minha opinião, uma qualidade acima daquilo que a Nothing oferece na mesma gama de preço. Contudo, ficam um pouco longe daquilo que a Sony oferece nos seus LinkBuds S, ou a Samsung oferece nos Buds 2 Pro. São gamas diferentes, e por isso, a qualidade de som não é bem comparável.

No entanto, no campo do software, estamos mesmo muito bem servidos. Temos suporte a Bluetooth 5.2, e ainda a possibilidade de instalar a app Huawei AI Life para controlar tudo e mais alguma coisa. (Mas aqui aconselhamos fazer o download fora da Play Store, de forma a ter a versão mais recente da App da Huawei).

Em cima dissemos que a autonomia é de 28 horas, mas isso é o combo entre os earbuds e a caixa de transporte. Em termos de autonomia com uma única carga, com o ANC ligado, as coisas andam mais perto das 6 horas. Um número incrível, especialmente porque com 15 minutos de carga (buds dentro da caixa), consegue 4 horas de autonomia. O conjunto dos earbuds com a caixa, carregam dos 0 aos 100% em mais ou menos hora e meia.

Chamada Telefónica/Reuniões

Uns earbuds com a capacidade de serem ligados a dois aparelhos ao mesmo tempo, gritam “Perfeitos para chamadas e reuniões!”, e são. A Huawei não brinca na qualidade dos microfones, em qualquer que seja a gama dos earbuds em questão.

Em suma, se quer algo para chamadas, ou para as incessantes reuniões via Zoom/Meets, ou lá o que seja, que tão normais são em 2023, tem aqui uma excelente alternativa.

Conclusão

Pelo preço de ~90€, os FreeBuds 5i aparecem no mercado como uma das melhores alternativas budget, sendo também uma evolução muito significativa face aos FreeBuds 4i de 2021.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Para o preço de 90~100€, estes Freebuds 5i parecem incríveis, tal é o leque de funcionalidades em cima da mesa. Só falta mesmo o carregamento sem fios para serem um produto perfeito.(Análise) Huawei Freebuds 5i: Grande aposta!