(Análise) Galaxy A55: Está bom, mas podia ser (muito) melhor!

A Samsung é sempre “bandeira” nas gamas mais altas do mundo Android, aliás, podemos até dizer que é a única marca do ecossistema Google que é capaz de rivalizar de igual para igual com a Apple. No entanto, na gama média, apesar de algumas melhorias em 2024, a realidade é só uma… A Samsung está a perder terreno.

Não é que o Galaxy A55 seja mau telemóvel, porque não é. Apenas deveria ser melhor para deixar a Samsung isolada do resto, porque é isso que o nome da marca merece.

(Análise) Galaxy A55: Está bom, mas podia ser (muito) melhor!

Prós:

  • Design muito similar à gama Galaxy S24
  • Melhorias na qualidade de construção face aos anos anteriores
  • Ecrã brilhante e vibrante

Contras:

  • Preço. Consegue encontrar aparelhos comparáveis, ou superiores, ao mesmo preço ou até valores mais baixos.
  • Bateria podia ser melhor
  • Pixel 8a tem mais anos de suporte ao mesmo preço

Introdução

O Galaxy A55 5G é um smartphone que tem como grande missão oferecer uma experiência a sério daquilo que é fazer parte do ecossistema Samsung, sem ser necessário gastar uma quantidade exagerada de euros.

É exatamente por isso que aparece com uma qualidade de construção muito apelativa, bons níveis de performance, um ecrã OLED de 6.6” FHD+ muito interessante capaz de chegar aos 120Hz, e claro, um módulo de câmaras capaz de surpreender em algumas situações.

Porém, é também um aparelho que está muito longe daquilo que é um Galaxy S24, ou até de um Galaxy S23, apesar de não estar assim tão longe em questões de preço. Especialmente nesta altura do campeonato em que já vai encontrar alguns descontos extremamente interessantes. (Mas o mesmo pode ser dito acerca do Galaxy A55, que com alguma pesquisa, pode ser comprado a mais ou menos 300€ – Link.)

Ecrã e Design

Não há muito a dizer em termos de aspeto, porque o Galaxy A55 sente-se como um Galaxy S24 Lite. Ou seja, é o mesmo exato aparelho, com alguns compromissos em áreas que podem ser muito ou pouco importantes dependendo de quem responde.

Tem um SoC mais fraco, tem uma autonomia de bateria mais fraca, e tem margens mais acentuadas à volta do ecrã OLED, com uma margem na parte de baixo talvez demasiado exagerada para aquilo que é um aparelho Samsung de gama média em 2024.

Mas, a experiência de utilização é exatamente a mesma, e muito provavelmente até vai conseguir enganar algumas pessoas na rua, ao passar a ideia de que tem mesmo um S24 nas mãos. Algo que muito se deve à melhoria da qualidade de construção, que por sua vez passa mesmo a imagem de que o A55 é mais caro do que aquilo que é na realidade.

Performance

Não pense que tem aqui um topo de gama a sério em mãos, porém, para a grande maioria dos utilizadores, as especificações técnicas são mais do que o suficiente para 2 ou 3 anos de utilização sem grandes problemas.

Temos uma boa quantidade de memória RAM para a gama em que se insere (8GB), armazenamento expandível, e ainda um processador octa-core (Exynos 1480) para o que der e vier. Vai correr qualquer aplicação, mesmo que seja um jogo “pesado”.

Já no campo da bateria, as coisas poderiam ser um pouco superiores, mas vai facilmente conseguir retirar 1 dia de autonomia com um uso “normal” sem grandes problemas. A bateria é de 5000mAh e suporta carregamento rápido de 25W. (Não tem carregamento sem fios, o que também é quase imperdoável para este gama média Samsung).

Câmaras

Módulo Traseiro:

  • 50MP,  f/1.8, (wide), 1/1.56″, 1.0µm, PDAF, OIS
  • 12MP,  f/2.2, 123˚ (ultrawide), 1/3.06″, 1.12µm
  • 5MP,  f/2.4, (macro)

Selfie:

  • 32 MP, f/2.2, 26mm (wide), 1/2.74″, 0.8µm // 4K@30fps, 1080p@30/60fps

De forma muito resumida… De dia? Incrível! De noite? Menos incrível. Mas isto é o estilo de todas as fabricantes de smartphones quando se fala de gama média.

É uma performance muito decente para o preço que a Samsung pede pelo aparelho, ao ser possível capturar imagens interessantes, com boa exposição e detalhe, para as redes sociais.

Conclusão

Se vale a pena? Sim e não.

Muito honestamente, queria mais deste A55, especialmente quando tivemos tantos rumores a falar de uma melhoria muito significativa dos materiais utilizadores para o exterior.

O aparelho sente-se como um topo de gama, mas depois acaba por desiludir no uso do dia-a-dia. Não é que seja mau, mas gostava de ver uma Samsung mais poderosa nesta gama de preços, especialmente quando os aparelhos FE teimam em continuar demasiado caros para aquilo que são.

Ainda assim, a 300€? É muito bom e vai acabar por ser um telemóvel durável para a grande maioria dos consumidores.

 

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

35 graus é suficiente para perder esta autonomia no seu VE!

Nenhum automóvel escapa ileso a condições climatéricas mais extremas. Com as temperaturas a aquecer, sobretudo esta semana, os proprietários de veículos eléctricos confrontam-se com...

Anda a ver CAPTCHAs a toda a hora? Esta é uma das razões!

Se utiliza uma rede privada virtual (VPN) enquanto navega ou para aceder a streaming, é provável que resolva mais CAPTCHAs do que gostaria. O...

Tem a certeza que está a utilizar o para-sol de forma correta?

A utilização de um para-sol quando estaciona sob luz solar direta é uma forma fácil, económica e comprovadamente eficaz para combater o calor e...

Estas são as causas da baixa pressão do óleo no seu automóvel!

A maioria das pessoas sabe que o óleo é um componente vital para os motores de combustão interna que alimentam a maioria dos nossos...

Pixel 9 – Afinal… Revolução ou mais do mesmo!?

No mercado atual de smartphones, é muito mais comum ver as fabricantes a apostar em atualizações incrementais, em vez de novidades realmente inovadoras e...

Cinco anos de prisão devido à IPTV: autoridades à caça! 

Os gastos mensais não param de aumentar para milhares de portugueses. Afinal de contas todos os serviços estão de uma forma geral mais caros...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados

A Samsung é sempre "bandeira" nas gamas mais altas do mundo Android, aliás, podemos até dizer que é a única marca do ecossistema Google que é capaz de rivalizar de igual para igual com a Apple. No entanto, na gama média, apesar de algumas...(Análise) Galaxy A55: Está bom, mas podia ser (muito) melhor!