(Análise) Elgato Light Strip: Como dar uma nova vida a um ‘setup’

Hoje damos as boas vindas à Elgato Light Strip, uma fita pensada apenas e só para uma iluminação de alta qualidade, que tanto pode ser posta na sua secretária, atrás do monitor ou TV, bem… Pode meter onde bem entender, visto que o controlo é feito através da rede sem fios de sua casa, a partir do seu PC ou smartphone.

Em suma, a Elgato Light Strip oferece LEDs RGBWW de alta qualidade, tudo controlado por software, sendo ligada diretamente à tomada elétrica.

Mas o que vale este produto?



(Análise) ElGato Light Strip: Como dar uma nova vida a um ‘setup’

elgato light strip

Antes de mais nada, vamos olhar um pouco para as especificações técnicas do ‘bicho’:

  • Fita LED com LEDs RGBWW
  • Comprimento: 2 metros
  • Brilho máximo: 2000 lumens (ajustável)
  • Temperatura (3500 ~6500 K)
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11n
  • Compatibilidade: Android, iOS, Windows, Stream Deck

elgato light strip

Portanto, na caixa, além da documentação encontramos a fita, um adesivo para o controlador, e ainda um transformador de 30W com adaptadores para todos os países.

Entretanto, olhando para o produto em si, a fita tem toda enrolada em círculo, sendo posteriormente necessário ligar ao controlador branco, que por sua vez conta com um conector para a faixa e outro para o transformador. (É por aqui que é feita a ligação à rede Wi-Fi)

elgato light strip

Quanto à fita propriamente dita, temos LEDs RGBWW distribuidos por um comprimento total de 2 metros. Ou seja, um LED a cada 55mm, contudo, cada LED é na verdade um conjunto de 3 LEDs, um RGB e dois brancos para oferecer um poder de iluminação muito acima do normal.

Dito tudo isto, se 2 metros for demais, por cortar a fita nos sítios indicados, e posteriormente aproveitar o que restar com o conector extra dentro da caixa.

Quanto à iluminação propriamente dita, podemos escolher uma cor dentro de um gigantesco leque de 16 milhões de opções, com a intensidade máxima de 2000 lumens. Se quisermos usar a fita apenas e só como ponto de iluminação, esta permite que definir temperatura da cor entre 3.500 e 6.500 graus Kelvin. Além de tudo isto, como testamento à qualidade da fita, não temos qualquer cintilação, um problema que é basicamente uma praga em produtos mais baratos.

Como é que tudo isto funciona?

elgato light strip

elgato light strip

Temos um pequeno vídeo para perceber como é que a coisa funciona atrás de um monitor através do Control Center para Windows. Mas não se esqueça, também pode controlar tudo a partir do seu smartphone Android ou iOS.

Conclusão

elgato light strip

Em suma, a fita LED Elgato Light Strip é um produto de muita qualidade, capaz de oferecer iluminação 5*, com excelente intensidade e sem cintilação. É possível mudar a cor, intensidade e até temperatura da iluminação, tudo através de controlos super simples.

Contudo, o preço muito provavelmente irá servir de entrave para a grande maioria dos consumidores. Afinal de contas, a fita custa 59,99€… Ainda assim, tendo em conta que o grande rival a esta fita exista na forma dos produtos pertencentes à gama Philips HUE, o preço até parece bastante apelativo.

Por nós, está mais do recomendado, visto que temos aqui toda a qualidade da marca, aliada a facilidade de utilização  montagem que deve servir de exemplo a todas as fabricantes.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Saiba mais aqui.

elgato light strip

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também