Inicio Hardware (Análise) Corsair Katar Pro: Um rato sem fios e sem complicações

(Análise) Corsair Katar Pro: Um rato sem fios e sem complicações

Corsair Katar Pro – Como as coisas mudam! Para ser muito sincero, no passado, abominava ratos sem fios para jogos… Não fazia mesmo muito sentido ter de lidar com um tempo de resposta mais alto para posteriormente ter um aumento na praticabilidade (desaparecimento do arrastão do cabo) e melhor arrumação do setup.

Ao fim ao cabo, um gamer quer sempre ter a melhor performance possível, por isso, o conforto e arrumação acabam por cair para segundo plano! Pois bem, caso não saiba, as coisas já não são bem assim, tudo graças aos esforços de fabricantes como a gigante Corsair.

Dito tudo isto, a fabricante lançou agora um rato sem fios leve e rápido, que não lhe irá arruinar a conta bancária. Ou seja, temos aqui uma excelente alternativa se não quer ter um fio a atrasá-lo, mas não quer perder nem uma pitada de performance no seu gaming do dia-a-dia.



(Análise) Corsair Katar Pro: Um rato sem fios e sem complicações

Corsair Katar Pro

Portanto, como deve saber, o mundo dos ratos gaming está cheio de alternativas com botões extra, rodinhas extra e iluminação RGB até dizer chega.

O que levanta uma questão… Será que o melhor rato sem fios não é aquele que é confortável, intuitivo e apenas funciona? Isto ao mesmo tempo que não lhe obriga a fazer um esforço financeiro quando apenas quer uma boa performance e qualidade de construção? Pois bem, vamos olhar para o novo Katar Pro, e perceber se a nova oferta da Corsair é tudo isto. (Spoiler Alert… Sim!)

Corsair Katar Pro – Design e Performance

O Katar Pro é um rato muito simples, pequeno e leve (64.2mm x 115.8mm x 37.8mm e apenas 96g de peso), afinal, temos seis botões programáveis, um design muito low-profile que quase faz lembrar um carro de formula 1, bem como uma construção simétrica. Tudo coisinhas que o fazem parecer ainda mais leve do que é.

Curiosamente, não temos aqui um sensor de última geração, o que faz todo o sentido para manter o preço baixo sem comprometer a performance do periférico. Assim, temos um sensor Pixart sólido, que não tem quaisquer intenções de entrar numa corrida de DPIs, mas que ainda assim o irá surpreender com precisão e velocidade.

Quanto à tecnologia de conexão ao seu PC, temos aqui a famosa tecnologia sem fios Corsair Slipstream (sub-1ms), que irá ser utilizada através de uma pequena pen que terá de ligar a uma porta USB da sua máquina de gaming do dia-a-dia. É aqui que está o grande ponto forte deste rato, o acesso a esta tecnologia sem fios por menos de 50€.

Corsair Katar Pro – Iluminação

Corsair Katar Pro

Este Katar Pro precisa de uma pilha AA para funcionar, por isso, a iluminação RGB foi reduzida ao máximo para aumentar o tempo de autonomia do rato.

Existe apenas uma pequena luz para lhe informar que perfil está em utilização em dado momento. (Tudo configurado através do iCUE). Servindo também para lhe informar como está a pilha, mostrando uma luz verde se estiver acima dos 51%, amarelo entre 31 e 50%, e por fim vermelho abaixo dos 30%

Quanto aos modos que mencionei em cima, temos o Performance e o Power Saving Mode que é obviamente indicado para trabalhos de produtividade básicos. (Baixa o polling rate para 125Hz, e mete o rato em Sleep assim que possível.)

Corsair Katar Pro – Autonomia

Como disse em cima, aqui não temos ligação USB nem bateria, o uso deste rato é apenas e só potenciado por uma única pilha AA. Um sistema que promete mais ou menos 135 horas de utilização. (Como deve imaginar, com este rato, é boa ideia ter sempre pilhas extra ao pé.)

É óbvio que uma bateria e um carregamento USB seria mais prático, mas também seria mais caro. O uso de uma pilha serve essencialmente para baixar os custos de produção, lançando assim um rato BBB, bom, bonito e barato.

Também tem a hipótese de ligar o rato por Bluetooth para lhe aumentar a autonomia. Ou se quiser, ligar o rato a dois PCs ao mesmo tempo, um por Slipstream e outro por Bluetooth.

Corsair Katar Pro – Performance

Corsair Katar Pro

Utilizei o Katar Pro na minha rotina de gaming normal de World of Warcraft, League of Legends e Call of Duty Warzone. Portou-se lindamente em todos eles, oferecendo sempre uma boa performance. Ainda assim, é boa ideia ter em conta que se por acaso está habituado a um rato maior e mais pesado, é inegável que existe aqui uma curva de aprendizagem que o irá irritar no início. Ao fim ao cabo, este rato é muito mais baixo e leve que o normal.

Dito tudo isto, sem macros pré-programadas (pode programar no iCUE) ou botões extra, o Katar Pro Wireless não lhe irá oferecer muitos extras durante as suas sessões de jogo. Mas para dizer a verdade, quantos gamers com ratos super caros utilizam estes botões todos XPTO? Este novo rato da Corsair tem apenas uma missão, ser bom e barato, ao mesmo tempo que aposta na simplicidade, uma missão que na minha opinião foi cumprida.

Corsair Katar Pro – Software

Se por acaso já tem um periférico Corsair na sua máquina, já sabe que irá ter de utilizar o iCUE. Honestamente, não sou o maior fã destes softwares, mas se é para utilizar algum, que seja este, visto que é dos melhores, se não mesmo o melhor do mercado.

Aqui poderá ajustar a performance do sensor, entre outras coisas que irão fazer do rato algo mesmo seu, uma espécie de extensão do seu braço e mão.

No entanto, sendo este Katar Pro budget para caraças, é óbvio que não irá encontrar muitas opções extra no software. É um bocado à imagem daquilo que encontramos no uso do rato propriamente dito, simples, bom e eficaz.

Conclusão

Corsair Katar Pro

Em suma, se por acaso está à procura de um rato sem fios para jogar forte e feio, e não liga aos muitos extras que irá encontrar em ratos premium e obviamente mais caros, tem aqui uma excelente alternativa.

Para mim, a única desvantagem real deste produto é mesmo o uso da pilha AA. Mas é algo que pode corrigir ao manter uma ou duas pilhas de reserva na gaveta da secretária.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Corsair Katar Pro Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Atenção! A Netflix anunciou qual o novo conteúdo de Novembro!

Apesar da maioria dos utilizadores da Netflix terem de facto uma série de conteúdo já selecionado, e que acabam por vê-lo todos os dias...

Atenção! WRC 9 vai ser lançado juntamente com a PS5! Ansioso?

Existem sem dúvida nenhuma muitos jogos que poderiam estar na lista de lançamentos da PS5. E que são verdadeiramente bons o suficiente para ingressarem...

Não tem nada para jogar este Halloween? Veja estas opções!

O Halloween é sem dúvida nenhuma uma das épocas mais festejadas e adoradas em todo o mundo. Onde reinam os sustos, os doces e...

Windows 10: novembro pode trazer problemas nos periféricos!

O update de novembro de 2020 do Windows 10 está a caminho. Dito isto, a Microsoft está a fazer alterações significativas à forma como...

Netflix acaba de aumentar os preços! Portugal será afetado?

A Netflix anunciou um aumento dos preços em dois planos nos Estados Unidos. Esta novidade foi anunciada hoje e afeta sobretudo os subscritores dos...