Inicio Hardware (Análise) Corsair iCUE Nexus: Um ecrã para o seu teclado!

(Análise) Corsair iCUE Nexus: Um ecrã para o seu teclado!

Caso não saiba, no passado dia 14 de Julho, a Corsair decidiu viajar a um passado um pouco distante no mundo dos teclados Gaming, onde poderíamos encontrar vários modelos com ecrãs integrados como o Logitech G15, onde a ideia passava por oferecer aos jogadores algumas informações acerca do hardware do PC, ou até do jogo que estava no ecrã naquele momento.

iCUE Nexus:
O ‘velhinho’ Logitech G15

Foi uma moda interessante, mas que rapidamente desapareceu… Até agora! Afinal de contas, está na hora de abrir os braços a um passado ‘renovado’ graças à Corsair e o seu novo iCUE Nexus, um pequeno ecrã touch, que de forma bem curiosa o irá fazer pensar que está aos comandos de uma nave espacial.

(Análise) Corsair iCUE Nexus: Um ecrã para o seu teclado!

iCUE Nexus:

Portanto, o iCUE Nexus é um pequeno mas ainda assim muito curioso e interessante acessório para a sua secretária. Ao fim ao cabo, estamos a falar de um pequeno add-on que poderá ser montado em qualquer teclado Corsair compatível, trazendo acesso a um mundo de controlos pré-definidos, ou botões personalizáveis caso tenha a paciência de entrar no iCUE para o configurar a seu gosto. (Se não tiver um teclado Corsair, o Nexus traz consigo uma espécie de encaixe/suporte, para que possa continuar a aproveitar o periférico ao máximo.)

Sim, como já deve ter percebido, vai ter de instalar o software iCUE para utilizar o Nexus, onde claro está, irá conseguir definir todos os painéis do mini-ecrã, ou até definir os seus de forma super facilitada.

Entretanto, no meu caso de uso, aproveito o Nexus para controlar os meus periféricos, mas talvez mais importante que isso, monitorizar as temperaturas dos componentes que dão vida ao meu computador. Mas posso fazer muito mais, visto que tenho ecrãs preparados para o teclado, auscultadores, cooler, e até alguns jogos como Rainbow Six Siege. Para ter acesso a tudo, basta fazer swipe para qualquer um dos lados.

Ou seja, este pequeno periférico além de trazer alguns atalhos, também é basicamente feito à imagem do utilizador, visto que poderá lá meter o que bem entender.

Design

iCUE Nexus:

Antes de mais nada, temos de falar do aparelho em si, que parece ter uma qualidade de construção própria da Corsair, e claro, onde temos de destacar o pequeno ecrã touch de 5” (640 x 48) que terá de ser ligado via USB ao próprio teclado ou diretamente ao seu PC.

Dito isto, dentro da caixa iremos encontrar três peças para montar num dos teclados Corsair compatíveis, o K70 MK.2, K70 MK.2 Low Profile ou K95 Platinum XT. No meu caso, tenho um K70 Low Profile, por isso foi só escolher o suporte e montar.

Entretanto, como disse em cima, caso não tenho um teclado compatível, pode simplesmente usar a base de suporte incluída na caixa.

Experiência de uso

Na parte estética, adoro a integração do Nexus, fica mesmo a matar num teclado Corsair. Mas o que realmente é importante neste periférico é o que oferece a nível de funcionalidades.

iCUE Nexus:
Exemplos de ecrãs para o Nexus

Pois bem, é possível criar Macros para o que quiser, meter atalhos para as aplicações que quiser, jogos ou até sites como se fosse uma barra de favoritos. E claro, como disse em cima, pode ter painéis prontos para monitorizar tudo o que está a acontecer no seu PC, sejam as temperaturas do CPU ou GPU, ou até mesmo as definições de som dos seus auscultadores.

Entretanto, é preciso dizer que se integra perfeitamente com os periféricos e componentes Corsair, aparecendo tudo logo pré-definido no iCUE. Por exemplo, tenho uns auscultadores Corsair Virtuoso e um rato Dark Core Pro RGB, posso mudar as definições de som com apenas um toque, ou mudar os DPIs com outro, é mesmo assim tão simples.

Conclusão

iCUE Nexus:

As possibilidades são quase infinitas, visto que o Corsair iCUE Nexus é capaz de se adaptar a virtualmente qualquer situação. Dito isto, a sua performance no dia a dia é muito boa, e o tempo de resposta também.

No entanto, como há sempre espaço para melhorar, é preciso ter em conta que estamos a falar de um produto que irá ‘roubar’ algum poder de processamento ao seu CPU (4~8%), sendo este o seu maior ponto negativo. Além disto, gostava de ver uma resolução mais alta ou mais fluidez na passagem entre ecrãs. Mas também é verdade que não estamos sempre a olhar para este pequeno ecrã. Por isso, percebo o porquê de isso não ter sido imperativo para a fabricante.

Em suma, o Corsair iCUE Nexus não irá deixar ninguém indiferente! É um produto bonito, capaz de oferecer alguma funcionalidade extra. E que na verdade, irá transformar o seu setup em algo muito mais ‘curioso e interessante’. Além de tudo isto, tem também imenso potencial, especialmente se aplicações third-party pegarem no conceito, como é por exemplo o caso do Spotify.

Aprovado.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

iCUE Nexus: Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Xiaomi Mi 10T/Pro/Lite: finalmente os preços estão na Internet!

Faltam apenas dois dias para a apresentação do Xiaomi Mi 10T e neste momento já conhecemos muitas coisas. Falo do design e também das...

Xiaomi Mi TV Lux: a super TV por um preço assombroso!

Há duas coisas que normalmente as pessoas que gostam da Xiaomi apreciam. Os smartphones e, claro está, as TVs. Eventualmente muitos poderão pensar, mas...

Nova temporada de The Witcher atrasou-se! Saiu um ator principal!

As várias séries que nos dias de hoje encontramos na Netflix acabam por ter no seu elenco diversos atores que fazem parte de vários...

Jogos PS Plus de Outubro? Veja estas opções!

Nos últimos dias, têm circulado na Internet uma série de rumores sobre quais poderão ser os jogos a fazer parte das tradicionais ofertas da...

O Android 12 vai ser mais ‘simpático’ para as outras lojas de apps

Historicamente, uma das grandes vantagens na utilização do SO da Google, sempre foi o facto de termos mais liberdade. Ou seja, é possível sair...