Inicio Hardware (Análise) Caixa Corsair iCUE 4000X: Elegância na gama média

(Análise) Caixa Corsair iCUE 4000X: Elegância na gama média

A Corsair apresentou hoje uma nova série de produtos que prometem meter um sorriso no rosto dos entusiastas… Estamos a falar dos novos Coolers AiO como o H150i Elite Cappelix que até já tivemos a oportunidade de analisar, bem como a nova gama de caixas iCUE 4000. Especialmente a iCUE 4000X RGB, uma caixa bastante elegante e bem construída, sendo pensada para a gama média, ao mesmo tempo que traz alguns bónus ‘premium’.

Ao fim ao cabo, temos aqui uma Mid-Tower com design muito bonito, espaçoso e com um bom desempenho a nível de airflow.

Dito tudo isto, temos logo 3 ventoinhas RGB de grande qualidade incluídas na caixa! Ou seja, não são ventoinhas normais. São 3 x 120mm AirGuide RGB que utilizam pás anti-vortex para concentrar o fluxo de ar e melhorar o arrefecimento dos componentes que dão vida ao nosso PC. Entretanto, cada uma delas conta ainda com 8 luzes RGB endereçáveis, que ficarão ligadas ao iCUE Lightning Node CORE que vem montado na parte traseira da 4000X. (O controlador tem espaço para mais 3 fans) para personalização via o software iCUE da própria Corsair.


  • A Nvidia abalou os gamers com as suas novas placas gráficas, lê mais sobre isto aqui.

(Análise) Caixa Corsair iCUE iCue 4000X RGB: Design elegante com boa qualidade de construção!

Corsair iCUE 4000X

Tendo em conta o preço de lançamento desta caixa (119.99€) temos aqui um produto muito interessante. Dito isto, recebemos a versão preta RGB da 4000X para análise, uma caixa que é muito resumidamente facilmente capaz de combinar um design elegante a materiais premium. Como comprovam os vidros temperados à frente e na lateral esquerda da caixa.

Entretanto, sabemos que a caixa vai estar disponível tanto em preto como em branco, existindo ainda variações sem vidro temperado e sem RGB ou com a frente numa espécie de “mesh”.

Curiosamente, no exterior encontramos também um painel I/O com USB-C, algo que começa a ser hábito nas caixas de gama média-alta.

Airflow e Ruído

Com a 4000X RGB, a Corsair prestou muita atenção ao airflow. Algo que não é nada fácil quando as fabricantes decidem meter vidro à frente, que claro está, poderá sufocar as entradas de ar.

No entanto, no caso da 4000X, temos uma ventilação acima da média graças as aberturas laterais que permitem uma boa circulação. Durante o teste, foi possível verificar que as temperaturas foram normais no caso de uso mais normal de um entusiasta, ou seja… O gaming.

Além disto, o ruído com o perfil de performance da motherboard utilizada nesta montagem não se assemelhava a uma turbina eólica, por exemplo, o que demonstra a boa performance térmica da caixa no dia-a-dia.

Corsair iCUE 4000X

O design interno é onde esta caixa realmente brilha.

Entretanto, a lateral esquerda é composta apenas por uma peça única de vidro temperado escurecido, isto enquanto a lateral direita é um simples painel de aço.

Apesar de tudo isto, a caixa oferece uma notória robustez, não apresentando um aspeto de construção barata. Ou seja, temos aqui mais um exemplo da excelente qualidade de construção Corsair.

Entretanto, como extras, temos um filtro gigante logo na frente da caixa, onde temos montadas as 3 ventoinhas RGB com compatibilidade para um radiador de até 360mm, um outro filtro em cima onde existe possibilidade de montar um radiador de 280mm, bem como um outro filtro em baixo, onde montámos uma fonte da Corsair, uma RM850X.

Mas vamos ao que realmente interessa… O interior!

A Corsair iCUE 4000X RGB tem um design interno diferente da maioria dos outros chassis da empresa. A maior diferença é toda a zona da fonte de alimentação estar tapada. Outra diferença foi a utilização de uma barra para tapar a passagem dos cabos, ao contrário dos típicos buracos com borracha.

Entretanto, na parte interior traseira encontramos o RapidRoute Cable Management System. Um sistema que simplifica e agiliza a construção de um sistema imaculado e de aparência profissional, com os cabos principais a passarem de maneira organizada em um único canal e com 25 mm de espaço atrás da motherboard para tudo e mais alguma coisa.

Encontramos ainda dois sítios de montagem para SSD de 2,5 polegadas na parte traseira por trás da motherboard e ainda um caddy de disco rígido de 3,5 polegadas de dois slots à frente do local de montagem da PSU que pode ser deslocado ou removido para facilitar a arrumação dos cabos da fonte.

Corsair iCUE 4000X Corsair iCUE 4000X Corsair iCUE 4000X

Corsair iCUE Software

Como dissemos em cima, temos um controlador RGB nesta menina, que se irá ligar a uma das entradas USB 2.0 na motherboard. Dito isto, depois de tudo ligado, e a versão do software mais recente instalada, poderá começar a criar o seu próprio espetáculo de luz.

Curiosamente, pessoalmente, não sou dos maiores fãs destes softwares de controlo RGB, ainda assim, é fácil chegar à conclusão que a Corsair sabe o que faz neste departamento, oferecendo uma solução simples e pouco pesada. Felizmente, nem sequer é necessária a criação de uma conta ou de fazer login de qualquer maneira.

Corsair iCUE 4000X

Conclusão

Corsair iCUE 4000X

Em suma, a Corsair iCUE 4000X RGB foi capaz de nos impressionar!

Temos um design elegante, qualidade de construção, temos imenso espaço de montagem, 3 ventoinhas RGB bonitas com excelente performance e pouco audíveis (gostaríamos de ver incluída mais uma atrás), num pacote extremamente apelativo para qualquer utilizador.

Além disto, temos uma performance térmica bem acima do esperado graças as AirGuide RGB. Temos também filtros de pó de fácil manutenção. Um ótimo espaço para arrumar cabos na parte interior traseira.

Por um preço de 119,99€, a concorrência que se ponha a pau! Pois a Corsair não está para brincadeiras. Damos-lhe assim o nosso selo de aprovação Leak.

Corsair iCUE 4000X

 


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

  Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Diogo Isidorohttps://www.leak.pt/author/diogo/
O típico miúdo que saia da escola e jogava Counter Strike até os olhos não aguentarem mais. Agora com mais uns aninhos e com uma paixão enorme por hardware informático, jogos em geral e automóveis.

Leia também

Xiaomi Mi 10T/Pro/Lite: finalmente os preços estão na Internet!

Faltam apenas dois dias para a apresentação do Xiaomi Mi 10T e neste momento já conhecemos muitas coisas. Falo do design e também das...

Xiaomi Mi TV Lux: a super TV por um preço assombroso!

Há duas coisas que normalmente as pessoas que gostam da Xiaomi apreciam. Os smartphones e, claro está, as TVs. Eventualmente muitos poderão pensar, mas...

Nova temporada de The Witcher atrasou-se! Saiu um ator principal!

As várias séries que nos dias de hoje encontramos na Netflix acabam por ter no seu elenco diversos atores que fazem parte de vários...

Jogos PS Plus de Outubro? Veja estas opções!

Nos últimos dias, têm circulado na Internet uma série de rumores sobre quais poderão ser os jogos a fazer parte das tradicionais ofertas da...

O Android 12 vai ser mais ‘simpático’ para as outras lojas de apps

Historicamente, uma das grandes vantagens na utilização do SO da Google, sempre foi o facto de termos mais liberdade. Ou seja, é possível sair...