AMD

A AMD está a dominar a presente geração de processadores, muito graças ao sucesso dos Ryzen 3000 baseados na arquitetura Zen 2 de 7nm. No entanto, a empresa não tem qualquer intenção de tirar o pé do acelerador!

Por isso, já está a preparar os novos processadores baseados na arquitetura Zen 3 que deverá chegar ao mercado baseada no processo de 7nm EUV. Aliás, a empresa até já está a trabalhar no design da arquitetura Zen 4, para que nada falhe a longo prazo.

No entanto, além da mudança no processo de produção dos próximos processadores, parece que o design dos produtos para 2020 também está prestes a mudar significativamente, com a AMD a optar por mudar um pouco a estratégia ‘CCX’ (Compute Complex), anunciando assim chiplets com acesso a uma única cache L3 super rápida.



Os AMD Ryzen 4000 (Zen 3) podem chegar ao mercado com um design bastante diferente do atual

Ryzen 4000 Zen 3

Portanto, caso não saiba, a AMD adotou uma abordagem bastante complexa no mundo da computação, para criar processadores com um grande número de núcleos tendo como base a arquitetura Zen.

Assim, quando a primeira arquitetura chegou em 2017, a AMD apresentava 2 CCX’s de 4 núcleos cada. Posteriormente, com a geração Zen 2, a AMD reduziu o chiplet do processador para conter apenas núcleos CPU, cache L3 bem como uma interface Infinity Fabric. (Com um controlador I/O dedicado logo ao lado)

No entanto, tudo isto acabava por limitar a quantidade de cache L3 que cada núcleo individual conseguia aceder…

Por isso, é bem provável que com a geração ‘Zen 3’, a AMD poderá acabe por deixar de lado esta ideia, equipando assim cada chiplet individual com pelo menos 32MB de cache unificada super rápida. O que poderá diminuir significativamente o tempo de acesso, aumentando a performance computacional.

Além disto, e talvez mais importante que tudo isto, vários leaks e rumores sugerem que cada núcleo seja capaz de processar quatro threads em simultâneo. (Em vez das tradicionais duas threads)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte