AMD vai ultrapassar a Apple como o maior cliente de 7nm da TSMC

Já não é novidade para ninguém que 2019 foi o ano em que a AMD regressou à competitividade real no mercado de processadores e placas gráficas. Afinal de contas, foi capaz de encostar a Intel à parede pela primeira vez em 15 anos, ao mesmo tempo que começou a fazer cócegas à NVIDIA no mercado de placas gráficas com as ainda muito recentes RX Navi.

Aliás, segundo vários rumores e ‘leaks’, é bem provável que a AMD revele uma nova placa gráfica RX 5900 XT na CES 2020, capaz de rivalizar finalmente com as placas topo de gama da NVIDIA, nomeadamente a RTX 2080 Super e RTX 2080 Ti ao oferecer o dobro da performance da RX 5700 XT.



Pois bem, caso não saiba, tudo isto se deve à forte aposta da AMD no processo de produção de 7nm da TSMC. Que pela primeira vez na história da indústria meteu a AMD à frente da Intel em termos de tecnologias de produção de micro-processadores.

AMD vai ultrapassar a Apple como o maior cliente da TSMC em 2020

7nm da TSMC

Portanto, com tudo isto em mente, parece que a AMD está decidida a ultrapassar a Apple como o maior cliente da TSMC em 2020, ao exigir grande parte da produção das linhas de 7nm DUV e EUV para si.

O que por sua vez significa que a AMD vai aumentar significativamente o número de encomendas. (E claro, a Apple também deverá passar para o processo de 5nm para os iPhones de 2020.)

Ou seja, muito resumidamente, com a passagem da Apple para as linhas de produção de 5nm. A AMD decidiu imediatamente agarrar o ‘espaço livre’ nas linhas de 7nm da TSMC. Visto que em 2020 ainda vamos ver a arquitetura Zen 3 e Navi 20 (RDNA 2) a utilizar o processo de 7nm EUV. (Com uma passagem para os 5nm planeada apenas para 2021.)

Para ter noção da importância desta jogada, o top 5 de clientes da TSMC nas linhas de 7nm incluem a Apple, HiSilicon (Huawei), Qualcomm, AMD e MediaTek.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Microsoft Surface Duo: o smartphone que não faz falta no mercado

A Microsoft anunciou o primeiro smartphone dobrável em Outubro de 2019. No entanto ele só chegou às lojas quase um ano depois. Não se...

YouTube: finalmente já é possível descarregar vídeos no PC!

No Android e no iOS, o YouTube Premium permite armazenar conteúdos para serem visualizados offline. Entretanto a possibilidade de descarregar vídeos do YouTube está...

Windows 11: Microsoft acaba de deixar os utilizadores em pânico!

Há coisas que são difíceis de compreender. Como referimos outro dia na Leak, a Microsoft lançou uma nova versão do PC Health Check Tool....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!