A AMD vai lançar uma placa gráfica 2x mais rápida que a RX 5700 XT!

AMD vai lançar uma placa gráfica 2x mais rápida que a RX 5700 XT! – Verdade seja dita, a AMD não tem conseguido concorrer com a NVIDIA nas gamas mais altas do mundo das placas gráficas nos últimos anos.

Claro que é verdade que as RX 480 e RX 580 até foram uma alternativa bastante boa à gama média da rival, oferecendo uma jogabilidade em FullHD com os detalhes no máximo ou lá perto, por um preço super apelativo. Mas se por acaso quiser jogar em 1440p ou 4K, a solução tem sido apenas uma… As GTX ou RTX da NVIDIA!

Contudo, isto começou a mudar no verão de 2019, com o lançamento da arquitetura Radeon Navi (RDNA)! Que na forma das RX 5700 e mais recentemente na forma das RX 5500, mostrou que a AMD tem trabalhado arduamente para mudar o paradigma em que se encontra.



Ou seja, da mesma forma que a AMD começou a encostar a Intel à parede com os Ryzen 3000 de 7nm, também começou a fazer algumas cócegas à NVIDIA com as RX 5000 de 7nm! Mas claro… Apesar das RX 5700 e 5700 XT serem placas gráficas excelentes, ainda não fazem frente às RTX 2080, RTX 2080 Super e a super topo de gama RTX 2080 Ti. Pois… Mas isto pode mudar em 2020!



AMD vai lançar uma placa gráfica 2x mais rápida que a RX 5700 XT!

A AMD vai lançar

Portanto, a AMD tem trabalho afincadamente numa arquitetura super poderosa denominada de Navi 21, tendo como base a macro-arquitetura RDNA2, bem como o processo de produção 7nm+ da TSMC.

Estamos a falar de um GPU gigantesco que deverá contar entre 15~16 mil milhões de transístores! Ou seja, será ainda maior que o GPU Vega 20 (13.2 mil milhões) e Navi 10 (10.3 mil milhões). Mas o que é realmente excitante no meio disto tudo, é que existe uma nova placa gráfica baseada neste GPU a caminho do mercado com 12~16GB de memória GDDR6. (Bus de 384-bit ou 512-bit)

Será esta a tão badalada placa gráfica “NVIDIA Killer”?

Afinal de conta, o GPU Navi 21 já vai trazer suporte a Ray Tracing para finalmente responder às RTX da NVIDIA. Bem como um nível de performance digno de uma placa de gama alta.

Aliás, é bem provável que este seja o design que serviu de base para o GPU da PlayStation 5 e Xbox Series X. Que segundo vários rumores e especialistas, é mais poderoso que qualquer placa gráfica alguma vez lançada pela AMD Radeon no mercado.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

(Mini-Análise) Xiaomi Mi 11 Lite NE: Super leve, e poderoso!

Em 2021, já me passaram muitos smartphones pelas mãos, modelos de gama alta, de gama média, outros que ficam ali no meio, distribuídos por...

A Steam Deck vai dar mais performance ao PC, PS5 e Xbox!

A Steam Deck está prestes a chegar ao mercado! Bem... Mais ou menos, a consola portátil da Valve vai obviamente sofrer com falta de...

Microsoft Surface Go 3: Um tablet amigo da carteira?

Ontem foi o dia da Microsoft anunciar a sua gama de produtos Surface, onde, curiosamente, um dos que mais brilhou, foi também um dos...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!