A AMD está a preparar-se para uma segunda metade de 2022 simplesmente brutal! Ao fim ao cabo, vamos ter o lançamento de novas placas gráficas, novos processadores, e claro, novas placas gráficas para dar vida a estes mesmos processadores baseados na arquitetura Zen 4 de 5nm.
Muito resumidamente, até ao fim do ano, vamos ver o lançamento dos processadores Ryzen 7000, placas gráficas Radeon RX 7000, e claro, as novas motherboards AM5 B650 e X670.
É exatamente por isto mesmo, que à medida que nos aproximamos mais e mais desta altura, que também ficamos a conhecer uns quantos detalhes super interessantes. Vamos por partes?
AMD Ryzen 7000 + AM5: Suporte apenas a memória RAM DDR5
Portanto, segundo novas informações acerca das motherboards B650 e X760, a AMD vai limitar o suporte apenas ao mais recente padrão de memória RAM. Ou seja, pode dizer adeus ao seu módulo DDR4, e começar a fazer contas à vida para comprar um novo kit de memória DDR5.
Assim, apesar de alguns relatos afirmarem que o controlador de memória dos novos Ryzen 7000 (Zen 4) traz suporte à velinha memória DDR4, tudo indica que tanto a AMD, como a Intel, não têm quaisquer planos de continuar a suportar os velhos kits de memória RAM. É preciso dar um passo em frente, e por isso mesmo, as fabricantes vão obrigar os utilizadores a dar o salto. (Prepare a carteira! Que a memória RAM DDR5 continua a ser significativamente mais cara, relativamente ao antigo padrão!)
Além de tudo isto, parece que as mais caras e poderosas motherboards X670 vão utilizar dois chipsets em vez de apenas um. Muito provavelmente dois módulos B650, de forma a duplicar a conectividade.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que é realmente necessário dar o salto para a memória DDR5, ou preferia continuar a conseguir aproveitar algumas partes da sua máquina atual?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!