AMD B550

A AMD está mesmo em grande no mercado de processadores, mas também no de placas gráficas, depois da CEO da empresa (Lisa Su) ter subido ao palco da CES 2020, para não só lançar alguns produtos, mas também mostrar alguns detalhes daquilo que poderemos encontrar no mercado algures na segunda metade do ano. Onde lá está, podemos incluir a próxima geração de processadores Ryzen 4000, baseados na arquitetura Zen 3 7nm EUV (7nm+).



Pois bem, apesar da AMD não ter levantado muito o véu acerca de tudo aquilo que a sua próxima gama de processadores irá trazer para cima da mesa… Parece que os processadores Ryzen 4000 e motherboards série 600 irão trazer algumas tecnologias que simplesmente ainda não podemos encontrar no mercado. Um pouco à imagem daquilo que as boards X570 fizeram, ao trazer consigo suporte ao standard PCIe 4.0.

AMD Ryzen 4000 já vão trazer motherboards com suporte a USB 4.0

AMD

Portanto, os novos processadores da AMD baseados na arquitetura Zen 3 (Ryzen 4000) deverão chegar ao mercado algures na segunda metade do ano. Sendo ainda acompanhados por uma nova gama de boards na forma da Série 600, onde inicialmente iremos poder encontrar modelos ‘Premium’ X670, para suceder às atuais topo de gama X570.

Dito isto, parece que estas novas boards vão tirar alguma inspiração ao lançamento das X570 em 2019, ao trazer consigo algumas tecnologias que simplesmente ainda não consegue encontrar em mais nenhuma plataforma… Como é o exemplo do suporte ao novo standard USB 4.0!

Em suma, os novos chipsets 600-Series da AMD irão trazer suporte para os standards USB 3.2 e USB 4.0. Ao mesmo tempo que o suporte ao standard PCIe 4.0 são só é para continuar, como também deverá ser significativamente melhorado, numa tentativa de aumentar ainda mais a força da empresa no mercado de processadores desktop.

A AMD não só irá manter o socket AM4 (retro-compatibilidade), como também irá continuar a adicionar novas tecnologias ao seu produto!

Assim, as novas motherboards AMD X670 não só irão ser baseadas no socket AM4, que já anda por cá há alguns anos, como também irão continuar a suportar PCIe 4.0. Além disso, vamos ter o bónus dos novos standards USB, e quem sabe… Suporte a Thunderbolt 3.

No entanto, tenha em conta que na próxima geração (em 2021), a AMD deverá trocar finalmente de socket. Isto ao mesmo tempo que deverá trazer suporte a PCIe 5.0 e memória DDR5.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo?

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.