AMD RAMP mudou para AMD EXPO. Novo rival para a Intel

Há alguns meses atrás, ficámos a saber que a AMD estava a planear introduzir uma nova tecnologia para substituir o velhinho e ineficiente RAMP. Ou seja, um substituto para a sua versão do Intel XMP para a memória RAM, o RAMP. (RAMP = Ryzen Accelerated Memory Profile).

Pois bem, essa tecnologia parece estar finalizada, e pelos vistos, pronta para dar um ar de sua graça já no lançamento dos novos Ryzen 7000 baseados no processo de produção de 5nm da TSMC. Abram alas à AMD EXPO. (EXPO: Extended Profiles for Overclocking)

- Advertisement -

AMD RAMP mudou para AMD EXPO. Novo rival para a Intel

Portanto, há pouco mais de 3 meses, começámos a ouvir os primeiros zuns-zuns acerca da nova tecnologia de controlo de frequências e timings de memória RAM da AMD. Pois bem, esta já é uma realidade, e o seu nome também já foi registado junto das autoridades competentes em Fevereiro.

Dito isto, segundo a informação que veio a público, a AMD EXPO é capaz de armazenar até um máximo de 2 perfis de overclock, e ao que tudo indica, vai ser apenas compatível com memória DDR5.

Ou seja, vamos ter um primeiro perfil otimizado para altas larguras de banda, e posteriormente, um segundo perfil mais focado na baixa latência. No entanto, na grande maioria dos módulos de memória RAM, o segundo perfil pode nunca vir a ser ativo, visto que nem todos os kits têm suporte a modos de baixa latência. Entretanto, além de tudo isto, parece que todos os tipos de kits vão ter suporte à tecnologia, incluindo os módulos SO-DIMM.

Ademais, o que sobre tudo isto? Vai fazer muita diferença? É que segundo o que tem vindo a público, as novas motherboards AM5, e novos processadores Ryzen 7000, vão ser capazes de fazer maravilhas com a memória RAM DDR5. Sim, só com a DDR5, na nova geração da AMD e da Intel, o suporte ao velho padrão DDR4 vai ficar na gaveta.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.