Inicio Hardware AMD Radeon RX 6900 XT: a derradeira arma contra a Nvidia!

AMD Radeon RX 6900 XT: a derradeira arma contra a Nvidia!

A AMD Radeon RX 6900 XT foi oficialmente anunciada. Na prática representa a maior arma da AMD contra a rival Nvidia e uma bela tentativa de conquistar o mercado das gráficas topo-de-gama. Mas terá realmente sucesso? Nos últimos anos a AMD concentrou-se sobretudo no mercado de gráficas gama-média e entrada de gama. No entanto, a AMD Radeon RX 6900 XT está claramente voltada para entusiastas que querem a melhor experiência. Sobretudo com definições ultra-altas. A ideia é de facto competir com a poderosa RTX 3090. Vamos então olhar para tudo o que sabemos até agora.

AMD Radeon RX 6900 XT: a derradeira arma contra a Nvidia!

Coma a apresentação da Radeon RX 6900 XT também ficámos a conhecer a data de chegada ao mercado. Trata-se de 8 de Dezembro de 2020. Ou seja, algumas semanas depois de 18 de Novembro. Esta é a data atribuída para a AMD Radeon RX 6800 XT e AMD Radeon RX 6800 chegarem ao mercado.

Radeon RX 6900 XT

Ou seja, se quiser deitar a mão à gráfica mais poderosa da AMD, terá de esperar um pouco mais. No entanto, até percebemos esta decisão. É que a 8 de Dezembro esta empresa já deve ter stock suficiente para quem lhe quiser deitar a mão. Afinal de contas ninguém quer uma repetição do que aconteceu com a RTX 3080 e RTX 3090.

Como referi a AMD quer que a 6900 XT concorra contra a Nvidia RTX 3090. Lembro que a aposta da gigante verde custa cerca de 1500 Euros. Ora no caso da 6900 XT o preço vai estar abaixo disso. De facto, deve rondar os 999 Euros, o que é bom!

Radeon RX 6900 XT
Este é o grande alvo da nova placa gráfica da AMD!

A nova AMD Radeon RX 6900 XT, como outras gráficas deste fabricante que foram apresentadas, é baseada na arquitetura RDNA 2. Isto significa, pelo menos segundo a marca, que teremos 65% mais desempenho por watt, do que a geração anterior. Ainda assim a RDNA já apresentava 50% mais velocidade em relação às antecessoras.

Ou seja, se está a fazer um upgrade de gráficas mais antigas, terá um grande salto no desempenho!

Os próprios testes da AMD, revelam que a RX 6900 XT faz um bom trabalho em combater com a RTX 3090. De facto, na maioria dos jogos temos melhores framerates em 4K e com os gráficos no máximo. Falo de títulos como Battlefield V, Borderlands 3, Call of Duty: Modern Warfare, Forza Horizon 4 e Gears of War 5. No caso de Doom Eternal, Wolfenstein: Young Blood e Shadow of the Tomb Raider está ela por ela.

Radeon RX 6900 XT

A cache e a memória da nova gráfica são iguais à Radeon RX 6800 como refere o site TechRadar. No entanto há elementos diferenciadores. Temos 80 unidades de computação, face às 60 da RX 6800. Também temos velocidades de relógio diferentes. Ou seja, 2,015MHz vs 1,815MHz (game) e 2,250MHz vs 2,105MHz (boost).

Como acontece com a Radeon RX 6800 XT, a placa gráfica vem equipada com 16GB de memória GDDR6, em vez da memória GDDR6X encontrada na RTX 3080 e RTX 3090.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Google Maps acaba de receber muitas novidades! Já as encontrou?

A pandemia de COVID-19 tem tido um impacto devastador em muitas empresas. Como resultado disto, é difícil mantermo-nos a par de todas as novidades....

Netflix: Away é a série que nunca deveria ter ido embora!

O Netflix, para mim, é sem dúvida a melhor plataforma de streaming de sempre. Claro que gosto igualmente do Disney+, mas por enquanto a...

PS Now prepara-se para receber novos jogos! Já cheira a natal!

Tal como acontece todos os meses, a PlayStation Now prepara-se para receber novos jogos na sua plataforma. Deixando os jogadores numa posição ainda mais...

(Primeiras Impressões) POCO M3: Até a sair da caixa impressiona!

(Primeiras Impressões) POCO M3: A Xiaomi gosta sempre de impressionar nas gamas mais baixas do mundo dos smartphones, mas este novo POCO M3 é...

Boas notícias! Globaldata tem a RTX 3060 Ti a pouco mais de 400€

As gigantes das placas gráficas NVIDIA e AMD impressionaram forte e feio em 2020, ao serem capaz de apresentar novas gamas de placas gráficas...