Inicio Hardware AMD Radeon RX 6800 XT: a nova pedra no sapato da Nvidia!

AMD Radeon RX 6800 XT: a nova pedra no sapato da Nvidia!

Como se costuma dizer a AMD colocou toda a carne no assador. Dito isto, hoje já demos destaque à AMD Radeon RX 6900 XT. Agora é a vez de falarmos da irmã mais modesta, que é talvez a aposta mais equilibrada em termos de relação qualidade/preço. A AMD Radeon RX 6800 XT é a nova arma na guerra contra a Nvidia. Um combate que nem sempre foi fácil. Mas será que tem tudo para sair como vencedora?

AMD Radeon RX 6800 XT: a nova pedra no sapato da Nvidia!

A AMD tem estado a tentar apanhar a Nvidia nos últimos anos. Especialmente desde que este fabricante introduziu núcleos ray tracing dedicados nas suas gráficas. Esta nova aposta pode ser a solução!

Radeon RX 6800 XT

A nova arquitetura RDNA 2 da AMD traz a tecnologia ray tracing através de hardware dedicado para a gama Radeon e apesar das melhorias na velocidade serem muitas, ainda pode faltar algo para combater frente-a-frente com a Nvidia. No entanto, alguns leaks revelam que a RX 6800 XT pode ultrapassar a RTX 3080.

Infelizmente só vamos poder confirmar isto a partir de Novembro de 2018. É nesta altura e mais concretamente no dia 18 que esta gráfica chega ao mercado. No entanto, não há dúvida que os argumentos são bons.

Radeon RX 6800 XT

A Radeon RX 6800 XT compete diretamente contra a GeForce RTX 308. O preço ronda os 649 Euros. Ou seja, algo que já era esperado. Lembro que a aposta da Nvidia ronda os 699.

A AMD sugere que a nova Radeon RX 6800 XT vai garantir o dobro do desempenho da Radeon RX 5700 XT no que diz respeito a jogos 4K. Estamos a falar de 72 unidades de computação, com 16GB de memória GDDR6.

De facto, considerando as velocidades de relógio mais altas da nova gráfica, juntamente com a (quase) duplicação das unidades de computação, não é difícil imaginar que teremos de facto o dobro do desempenho.

Radeon RX 6800 XT

Olhando para tudo isto, parece que a AMD e a Nvidia vão andar muito ocupadas, especialmente no que diz respeito aos jogos 4K.

Outro dos grandes destaques do evento de hoje foi a AMD Radeon RX 6900 XT. Está claramente voltada para entusiastas que querem a melhor experiência. Sobretudo com definições ultra-altas. A ideia é de facto competir com a poderosa RTX 3090. Vamos então olhar para tudo o que sabemos até agora.

Coma a apresentação da Radeon RX 6900 XT também ficámos a conhecer a data de chegada ao mercado. Trata-se de 8 de Dezembro de 2020. Ou seja, algumas semanas depois de 18 de Novembro. Esta é a data atribuída para a AMD Radeon RX 6800 XT e AMD Radeon RX 6800 chegarem ao mercado.

Pode ler mais sobre isto aqui.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

O iPhone 12 pode ter problemas com a ligação à rede!

Com o lançamento em massa de um novo aparelho, é normal aparecerem alguns bugs que por alguma razão ou outra fugiram aos testes de...

Google Maps acaba de receber muitas novidades! Já as encontrou?

A pandemia de COVID-19 tem tido um impacto devastador em muitas empresas. Como resultado disto, é difícil mantermo-nos a par de todas as novidades....

Netflix: Away é a série que nunca deveria ter ido embora!

O Netflix, para mim, é sem dúvida a melhor plataforma de streaming de sempre. Claro que gosto igualmente do Disney+, mas por enquanto a...

PS Now prepara-se para receber novos jogos! Já cheira a natal!

Tal como acontece todos os meses, a PlayStation Now prepara-se para receber novos jogos na sua plataforma. Deixando os jogadores numa posição ainda mais...

(Primeiras Impressões) POCO M3: Até a sair da caixa impressiona!

(Primeiras Impressões) POCO M3: A Xiaomi gosta sempre de impressionar nas gamas mais baixas do mundo dos smartphones, mas este novo POCO M3 é...