AMD Radeon Navi – Benchmarks chegaram à Internet!

AMD Radeon Navi

AMD Radeon Navi – Benchmarks chegaram à Internet! – A AMD está prestes a lançar uma renovada gama de placas gráficas, dando uso à sua nova arquitetura ‘Navi’, que sem dúvida promete meter a empresa novamente no mapa, oferecendo alguma competição à rainha NVIDIA.



No entanto, num mundo tecnológico governado pelos ‘leaks’, como tivemos a oportunidade de ver com o Galaxy S10… Não sabemos quase nada acerca das novas placas gráficas AMD Radeon! Bem… Pelo menos até agora, visto que acabou de chegar um benchmark de uma AMD Navi ‘Radeon RX’, com resultados bastante interessantes.

Benchmark da placa AMD Navi ‘Radeon RX 66AF: F1’ chegou à internet! – Rápida em jogo, mas mais lenta em computação

Radeon Navi

Pois bem, o benchmark foi apanhado no CompuBench, listando as especificações, bem como as métricas de performance, de um aparelho com o nome de código ’66AF: F1′.

E pelos vistos, é uma placa baseada na arquitetura Navi, visto que o ID ainda não apareceu em outro lado. Contudo, não podemos ainda ter a certeza de nada, por isso, leve tudo isto como um rumor.

Mas vamos às especificações deste GPU ‘Navi’…

Aparentemente, esta placa gráfica AMD Radeon RX, vem com 20 CUs, que equivale a cerca de 1280 processadores Stream. Isto se a AMD continuar com o mesmo design de CUs.

Quanto à performance, podemos ver que a nova placa consegue ultrapassar a ‘velhinha’ RX 580. Aliás, quase que chega ao mesmo patamar da Radeon RX Vega 56, que ainda hoje é, uma oferta bastante decente, apesar das suas falhas.


Atenção: Não sabemos que placa é, podemos muito bem estar a falar de algo apontado à gama média, e por isso, termos resultados perto da RX 580/590, e Vega 56.


Mas muito curiosamente, nos benchmarks de computação, a placa fica ao nível da RX 580… O que faz todo o sentido! Afinal de contas, a arquitetura Navi, foi desenhada para reinar nos jogos, deixando os elementos de computação de lado.

Aliás, os acordos com a Microsoft e Sony, deixaram isso bastante claro! (A arquitetura Navi, foi desenhada com as consolas de nova geração em mente)

Para ter noção, se compararmos a performance em computação desta placa, com a RX Vega 64, apenas conseguimos obter metade daquilo que a antiga topo de gama é capaz. Ainda assim, impressiona bastante nos testes de largura de banda!

Radeon Navi

Por isso, é provável que estejamos prestes a presenciar o retorno da memória HBM2. (Ou no mínimo, a implementação de memória GDDR6, que também é capaz de oferecer resultados estonteantes)

Em suma, não podemos ter a certeza de nada, apenas de que a arquitetura Navi irá ser baseada no processo de 7nm da TSMC. E que além disso, irá ser muito focada na performance gaming.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte