Inicio Hardware AMD processou MediaTek por esta 'roubar' as suas tecnologias gráficas

AMD processou MediaTek por esta ‘roubar’ as suas tecnologias gráficas

Depois da grande apresentação na CES 2019, eis que a AMD volta à ribalta! Desta vez em defesa dos seus segredos tecnológicos, ao processar a conhecida fabricante de SoCs, a Chinesa MediaTek.

Aparentemente, a MediaTek tem estado a usar tecnologias proprietárias da AMD nos seus SoCs, que equipam um grande número de TVs bem como outros aparelhos ‘smart’!



Devido a isto, a AMD está agora a pedir royalties numa grande série de produtos da MediaTek, por infração de duas importantes patentes.

AMD processou

A AMD está assim, a pedir compensação pelo uso indevido destas tecnologias!

Afinal de contas, foi no início de 2017, que a AMD pediu à ‘United States International Trade Commission’ (ITC), para investigar várias empresas, que alegadamente estavam a utilizar tecnologias usadas nos seus processadores gráficos.

Na lista podemos encontrar a LG, Vizio, Sigma Designs e claro… A MediaTek.

Um dos produtos visados é o SoC MediaTek Helio P10, usado em vários smartphones da LG

As infrações são acerca de tecnologias como os shaders unificados, arquitetura de processamento gráfico, etc… Na altura, a AMD até mencionou que a Samsung e GlobalFoundries licenciaram estas tecnologias, para não terem problemas no futuro.

AMD processou

Assim, o ITC decidiu a favor da AMD em Agosto de 2017! Não sendo ainda claro o porquê das coisas só terem avançado agora em 2019.

No entanto, sabemos que a LG chegou a acordo com a AMD, fora do tribunal… Por isso, é provável que algo muito semelhante tenha sido tentado com a MediaTek. Mas que ao fim ao cabo, acabou por falhar.

A AMD parece ter acordado de um sono muito longo, e agora, está pronta a atacar por todos os lados! Como tivemos a oportunidade de ver na CES 2019, com a sua mais recente placa gráfica Radeon VII, que marca o regresso ao mercado de gama alta!


O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Se a Apple quer ajudar o ambiente, basta mudar para USB-C!

A Apple anda a tentar convencer tudo e todos que a remoção do carregador (e EarPods) da caixa dos novos iPhone 12 é um...

(Especial) Vale mesmo a pena comprar uma Soundbar?

Hoje em dia, com a massificação das TVs 4K de grandes dimensões super finas, também é cada vez mais comum encontrar consumidores à procura...

Cuidado! Recebeu e-mail da Segurança Social? Pode ser falso!

Cuidado! Recebeu e-mail da Segurança Social? - Hoje em dia tudo serve para enganar os menos atentos utilizadores da gigantesca Internet... Por isso, se...

Confirmado? A PS5 vai chegar ao mercado com 664GB

Na Leak.pt, já dissemos várias vezes que o armazenamento vai ser um problema sério nas consolas de nova geração, especialmente na PlayStation 5! Afinal...

Estes são requisitos para o armazenamento externo da Xbox Series X!

Como deve saber, as consolas de nova geração vão finalmente apostar no armazenamento ultra-rápido SSD! Ao fim ao cabo, tanto a Sony como a...