AMD processou MediaTek por esta ‘roubar’ as suas tecnologias gráficas

Depois da grande apresentação na CES 2019, eis que a AMD volta à ribalta! Desta vez em defesa dos seus segredos tecnológicos, ao processar a conhecida fabricante de SoCs, a Chinesa MediaTek.

Aparentemente, a MediaTek tem estado a usar tecnologias proprietárias da AMD nos seus SoCs, que equipam um grande número de TVs bem como outros aparelhos ‘smart’!



Devido a isto, a AMD está agora a pedir royalties numa grande série de produtos da MediaTek, por infração de duas importantes patentes.

AMD processou

A AMD está assim, a pedir compensação pelo uso indevido destas tecnologias!

Afinal de contas, foi no início de 2017, que a AMD pediu à ‘United States International Trade Commission’ (ITC), para investigar várias empresas, que alegadamente estavam a utilizar tecnologias usadas nos seus processadores gráficos.

Na lista podemos encontrar a LG, Vizio, Sigma Designs e claro… A MediaTek.

Um dos produtos visados é o SoC MediaTek Helio P10, usado em vários smartphones da LG

As infrações são acerca de tecnologias como os shaders unificados, arquitetura de processamento gráfico, etc… Na altura, a AMD até mencionou que a Samsung e GlobalFoundries licenciaram estas tecnologias, para não terem problemas no futuro.

AMD processou

Assim, o ITC decidiu a favor da AMD em Agosto de 2017! Não sendo ainda claro o porquê das coisas só terem avançado agora em 2019.

No entanto, sabemos que a LG chegou a acordo com a AMD, fora do tribunal… Por isso, é provável que algo muito semelhante tenha sido tentado com a MediaTek. Mas que ao fim ao cabo, acabou por falhar.

A AMD parece ter acordado de um sono muito longo, e agora, está pronta a atacar por todos os lados! Como tivemos a oportunidade de ver na CES 2019, com a sua mais recente placa gráfica Radeon VII, que marca o regresso ao mercado de gama alta!


O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário