AMD Navi: Imagens sugerem memória GDDR6 e interface de 256-bit


Por em

Inegavelmente, existem muitas esperanças depositadas na nova arquitetura gráfica da AMD, Radeon Navi! Muitos entusiastas, e até a própria empresa, esperam que esta nova vaga de placas, consiga trazer a AMD novamente a um pé de igualdade com a NVIDIA.

(Que em boa verdade, não está num grande momento de forma… Depois de desiludir um pouco as suas GeForce RTX 20.)



Dito isto, apesar de alguns ‘leaks’ e rumores, ainda não conseguimos ter a certeza, daquilo que a AMD irá lançar no mercado…

Afinal de contas, sabemos que irá ser uma arquitetura baseada no processo de 7nm da TSMC! Que deverá, primordialmente, trazer novos níveis de eficiência e melhorias no IPC.

Além disso, sabemos também, que é uma arquitetura pensada exclusivamente para o gaming, e que até deverá marcar presença nas consolas de nova geração da Sony e Microsoft.



Contudo, com o aproximar da data de lançamento, começaram agora a surgir novas informações, na forma de imagens daquilo que parece ser o PCB de uma placa gráfica AMD Radeon Navi.

AMD Radeon Navi ‘PCB’: A placa irá contar com memória GDDR6, uma interface de memória de 256-bit e ainda um sistema de VRM com 8 fases

AMD Radeon Navi

As imagens mostram 8 chips de memória DRAM, à volta do GPU, que após alguma examinação, aparentam ser GDDR6. O que no fundo, é bastante interessante, visto que no passado, a AMD sempre preferiu a melhor, mas mais cara memória HMB e HBM2.

Além disso, parece que a placa gráfica aqui demonstrada, irá contar com 8GB de memória! (Algo bastante similar às RTX 2080 e 2070) Visto que não tem chips de memória em ambos os lados do PCB.

Portanto, ao utilizar memória GDDR6, podemos esperar um maior número de placas, bem como preços bastante mais amigos da carteira.

Vários rumores sugerem uma apresentação desta nova placa, já na E3 2019… Mas mesmo que isso não aconteça, é esperado que a AMD apresente isto e muito mais (Ryzen 3000), na Computex 2019, em Junho.

A AMD tem conseguido esconder quase toda a informação acerca da sua próxima geração de placas gráficas. Mas agora já sabemos que a arquitetura irá suportar Ray Tracing, bem como a tecnologia de ‘Variable Rate Shading’. (Graças às revelações das especificações técnicas da PlayStation 5 por parte da Sony.)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Tecnologia de impressões digitais no ecrã chega aos painéis LCD

Game of Thrones: Já sabemos o que significa a espiral dos White Walkers

Seguinte