Ryzen 5 1600

Os novos AMD Ryzen 3000 são os novos reis da festa, depois de terem ultrapassado a Intel na performance e preço. No entanto, com este tipo de performance, é normal que os utilizadores estejam preocupados com a temperatura destes chips.

Pois bem, todos os antigos Ryzen tinham listada a temperatura máxima de funcionamento… Mas estes não! Por alguma razão, a AMD decidiu não partilhar publicamente a informação para a terceira geração

Em suma, alguns entusiastas mais atentos, repararam que a fabricante acabou por não revelar as temperaturas máximas dos seus novos processadores. O que na verdade, nem é grande problema. Mas é algo estranho, porque sempre o fez para os anteriores Ryzen. (Incluindo as versões ‘X’ como o 2600X e 2700X)

AMD Ryzen

Isto acaba por levantar uma questão… Então, o que mudou?

Pois bem, um utilizador reporta que o AIDA64 mostra uma temperatura máxima de 95ºC para o AMD Ryzen 3700X. Sendo esta a leitura máxima com o cooler que vem na caixa. (As temperaturas irão ser sempre mais baixas, com um cooler mais apetrechado)

Será que a AMD simplesmente se esqueceu, ou existe uma outra razão por detrás?

Apenas a fabricante poderá responder a isto. Mas vamos tentar perceber… Por um lado, podem simplesmente ter-se esquecido. Mas por outro, as temperaturas podem ser demasiado altas, e por isso foi decidido não as partilhar.

Zen 2

Afinal de contas, os processadores Ryzen têm criado problemas à Intel desde que chegaram ao mercado em 2017. Aliás, no início a Intel sempre se comportou como se tudo estivesse normal, basicamente um dia no escritório. Mas agora, é difícil continuar de peito feito, quando a AMD entrou com tudo no mercado e já meteu a rival no bolso tanto na performance como no preço. (A Intel está neste momento a planear um corte significativo nos preços como resposta!)

Dito isto, é provável que a Intel e outras personalidades estejam a tentar pegar em qualquer ponto mais fraco deste lançamento. O que poderia muito bem ser esta temperatura máxima teórica.

Por fim, os Ryzen 3000 são baseados na arquitetura Zen 2 que também deverá marcar presença nas consolas de nova geração, PlayStation 5 e Xbox Scarlett. (No fundo, um APU com núcleos CPU Zen 2 e um GPU baseado na arquitetura Navi que também chegou agora ao mercado.) Por isso, seria interessante perceber afinal o que se passa com a temperatura destes chips.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte