Alugar apartamento para as férias? Tenha cuidado com o Wi-Fi!

Aceder à Internet não é uma tarefa segura. Existem várias ameaças à espreita, muitas delas sob a forma de sites e mensagens de email falsas. Mas o que talvez não saiba é que o simples facto de aceder a uma ligação Wi-Fi que não é a sua pode representar os mesmos riscos que dar um clique numa ligação duvidosa. É um equívoco comum pensar que apenas as redes Wi-Fi públicas localizadas em áreas densamente povoadas, como estações de comboios, são inseguras. Bem, mesmo as redes Wi-Fi com protocolos de segurança implementados podem representar um perigo para si. Assim este é o perigo escondido de utilizar Wi-Fi se vai alugar apartamento ou já alugou.

Alugar apartamento para as férias? Tenha cuidado com o Wi-Fi!

Se não tiver configurado a rede sem fios a que está ligado, não tem forma de saber se é segura. Por vezes, a conveniência de se ligar à rede Wi-Fi de um alojamento não vale o risco. Existem também outras formas de ser vítima de uma armadilha perigosa para além da utilização dos seus próprios dispositivos na rede. Pode atenuar os riscos aqui descritos através de medidas de segurança adequadas, mas há uma hipótese real de não estar devidamente protegido.

É possível recolher-se os seus dados

Os seus dispositivos transferem dados através de um router e de um modem antes de entrarem em contacto com a Internet. No entanto, esses dados podem ser interceptados através de técnicas como um ataque à encriptação, falsificação de IP e sequestro de SSL. Apelidados de ataques Man-in-the-Middle, esta técnica de pirataria informática capta informações transferidas entre dispositivos de comunicação. Os ataques podem ter lugar antes ou depois de a ligação chegar ao router.

router, wi-fi, utilizar Wi-Fi num Airbnb, alugar apartamento

O proprietário do apartamento que alugar pode configurar a sua rede com o objetivo de roubar os seus dados. O que torna estes ataques tão assustadores é o facto de não haver qualquer indicação de que a sua informação está a ser roubada.

Não é segredo para ninguém que alguém pode querer aceder aos seus dados sensíveis. Os piratas informáticos podem utilizá-los para se fazerem passar por si online para fazer compras ou mesmo vender as suas informações a outros piratas informáticos. Por isso, tenha cuidado ao escolher um anfitrião, analisando cuidadosamente as opiniões de antigos hóspedes para evitar que isto aconteça.

Pode apanhar malware

O seu dispositivo pode ficar infetado com malware ao aceder a uma ligação Wi-Fi do apartamento que alugar. Um mau ator pode manipular o firmware de um router para transmitir malware diretamente para o seu dispositivo. Há também a falsificação de DNS, que pode redirecionar os utilizadores da rede para sites maliciosos. Por vezes, o utilizador nem se apercebe que estes sítios são problemáticos, pois podem imitar páginas populares para o levar a descarregar malware sem o saber.

Rede Wi-Fi aparelhos, utilizar Wi-Fi num Airbnb

O malware pode afectá-lo muito depois de sair de um Airbnb. Pode fazer tudo, desde roubar os seus dados até bloquear o seu dispositivo. Isto pode afectá-lo mesmo que pense estar protegido contra ele. Embora um antivírus possa bloquear algum malware, não é infalível. Se a peça de malware for particularmente avançada, o software não a identificará. Por vezes, também podem desativar medidas de segurança, como a Firewall do Windows, para permitir a execução de código malicioso no seu dispositivo.

Os visitantes anteriores podem prejudicá-lo

Mesmo que tenha lido centenas ou mesmo milhares de comentários de utilizadores da Airbnb que só têm coisas boas a dizer sobre o anfitrião, isso não significa que a sua rede Wi-Fi seja segura. Isto porque, por vezes, o anfitrião não é o único que pode aceder ao router. Os routers Wi-Fi são por vezes fáceis de entrar, muitas vezes não sendo necessário mais do que um clipe de papel para os reiniciar. Depois, um utilizador mal intencionado pode aceder a todas as definições do router através de um browser Web, após introduzir informações genéricas de início de sessão.

Por vezes, nem sequer é necessário repor o router. Ficaria surpreendido com a quantidade de pessoas que não alteram o nome de utilizador e a palavra-passe predefinidos de um dispositivo, que é frequentemente “admin”. Alguns proprietários esquecem-se disto porque pensam que ter uma palavra-passe para para se utilizar o Wi-Fi num Airbnb é suficiente.

Existem também ataques em que as pessoas criam pontos de entrada Wi-Fi falsos que parecem legítimos, mas que podem direcionar os utilizadores para sites maliciosos. Isto pode ser feito por alguém próximo, talvez mesmo ao lado do local onde está alojado.

Está em risco ao utilizar os dispositivos do proprietário

Pode pensar que está seguro se não ligar os seus dispositivos à rede Wi-Fi de um anfitrião. O facto é que praticamente todos os dispositivos inteligentes podem-se infectar com um key logger para armazenar as suas informações de início de sessão. Isto pode ser configurado pelo proprietário da residência ou por hóspedes anteriores.

aumento dos preços Netflix, partilhar a Netflix com

Pode pensar que, se um criminoso obtiver a sua palavra-passe da Netflix, não é nada de especial. Bem, pode ser um problema grave se utilizar uma palavra-passe para tudo. Se o seu banco utilizar a mesma palavra-passe, eles podem aceder à sua conta bancária, por exemplo. Se reutilizar nomes de utilizador e palavras-passe, pode consultar o sítio Web haveibeenpwned para ver se as suas informações já foram comprometidas.

Para além de não iniciar sessão em dispositivos estrangeiros, uma forma óbvia de reduzir as hipóteses de isto lhe acontecer é utilizar uma palavra-passe única e forte para cada um dos seus serviços. Se estiver preocupado com a possibilidade de perder as suas palavras-passe, pode utilizar um gestor de palavras-passe para as controlar.

Para além de roubarem as suas informações, os dispositivos podem espalhar malware se estiverem ligados ao seu dispositivo. Isto pode-se fazer através de ligações USB e até de cabos de carregamento. Por isso, tenha cuidado ao utilizar um cabo colocado num Airbnb.

Como se proteger

Uma das formas de usufruir do Wi-Fi da Airbnb e manter-se seguro é utilizar uma Rede Privada Virtual (VPN). Uma VPN é uma importante ferramenta de segurança no cinto de ferramentas de muitas pessoas, porque cria um túnel encriptado que lhe confere uma camada extra de segurança contra hackers, quer na mesma rede, quer num router desviado. Como os dados são encriptados, é mais difícil para os hackers interceptarem os seus dados através de ataques Man-in-the-Middle.

Além disso, a utilização de uma VPN traz outros benefícios de segurança, como a ocultação do seu endereço IP real para evitar que seja vítima de ataques Wi-Fi que dependem do seu endereço IP. Pode também ocultar a sua atividade de rede do fornecedor de serviços Internet e protegê-lo de ataques DDoS.

Também pode simplesmente utilizar práticas de segurança normais, como não iniciar sessão nos dispositivos de outras pessoas e não introduzir informações sensíveis numa rede que não seja a sua.

Agora já conhece os perigos escondidos de utilizar o Wi-Fi quando alugar um apartamento.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.