Windows: se fizer isto pode matar o seu computador!

O nosso PC deixar de funcionar pode ser um grande problema. Embora na maioria das vezes não seja possível controlar isto, sobretudo quando se tratam de falhas de hardware, há algumas coisas que podemos fazer para evitar problemas. É que algumas acções erradas que tomarmos no Windows podem matar o computador.

Windows: se fizer isto pode matar o seu computador!

Desativar as atualizações automáticas no computador Windows

As atualizações do Windows são necessárias para aceder a novas funções, mas também para corrigir problemas que estejam presentes no sistema operativo. Para além disso ainda podem melhorar o desempenho. Sobretudo quando não estragam nada. No entanto, algumas pessoas desativam as atualizações automáticas e isto pode levar a alguns problemas.

- Advertisement -

Windows computador

De facto, se tiver problemas de estabilidade, eles vão continuar. Os outros bugs também. Isto já para não falar das falhas de segurança que podem deixar o seu sistema operativo e computador em risco.

Por isso, quando se cansar das atualizações frequentes do Windows e pensar em desligá-las, deve repensar a sua decisão. Se tiver mesmo de o fazer então pelo menos ative-as passadas uma ou duas semanas.

Desativar a Firewall do Windows Defender

A firewall bloqueia o acesso não autorizado de outras pessoas ao sistema operativo. Isto porque esta aplicação deteta malware antes de entrar no computador e bloqueia os ficheiros infetados ou avisa os utilizadores.

Windows computador

De facto este sistema funciona como uma defesa constante contra todos os ataques para manter o seu computador e dados seguros. Ao desligá-lo está a colocar o computador muito mais vulnerável. Portanto, mantenha-a ativa a todo o custo. Se quiser mesmo desativar esta função então tenha, pelo menos, uma solução antivírus alternativa.

Utilizar a linha de comando num computador Windows

A linha de comando permite que os utilizadores do Windows realizem tarefas específicas com a ajuda de comandos relevantes. Pode executar diferentes acções dentro da aplicação, comparar ficheiros, ajustar as definições e muito mais.

Entretanto, na maioria dos casos, para executar comandos, temos de dar acesso administrativo à aplicação de Linha de comando. Como resultado, os processos que executou na aplicação terão acesso a todos os ficheiros que de outra forma seriam restringidos. Então, se executar comandos que viu em fontes não confiáveis sem saber o que eles fazem pode ficar com problema.

De facto, através de um simples comando pode ficar sem vários ficheiros e o seu computador até pode deixar de funcionar.

Eliminar processos críticos do Windows

Nunca se deve eliminar ou desativar os ficheiros e processos críticos do Windows. Isto a menos que saiba muito bem o que está a fazer. É que a eliminação ou desativação dar cabo do SO. Assim poderá ter de o reinstalar. Portanto, pense duas vezes antes de o fazer.

Instalar apps a partir de sites perigosos

Muitas das aplicações descarregadas a partir de sites “piratas” podem transportar vírus e afetar o PC. Apesar das soluções antivírus detetarem a maioria dos casos, há alturas em que eles conseguem passar despercebidos.

Assim, descarregue sempre ficheiros de sites fidedignos e confirme que os ficheiros são seguros. Além disso, se a sua Firewall ou antivírus o avisar sobre uma potencial ameaça, não os mantenha no seu computador.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.