Alerta: esquema perigoso ataca em nome da EDP! Tenha cuidado

Nesta altura de pandemia os esquemas não param de se multiplicar na Internet. De facto, ninguém está seguro. Embora a maioria das pessoas esteja em casa, continuamos a ter uma porta aberta para o mundo através da Internet e é por aí que os perigos podem entrar. Andamos tão cansados pelos mais variados motivos, especialmente quem tem filhos, que por vezes até podemos não dar a atenção devida às coisas e cair num esquema como este que usa o nome da EDP.

Alerta: esquema perigoso ataca em nome da EDP! Tenha cuidado

Dito isto, depois do esquema que usava a imagem da DHL eis que há uma nova ameaça que utiliza o nome da EDP. A propósito da DHL tenho de fazer um comentário. De facto é bom vermos uma empresa com um departamento de informática tão atento. É que depois de termos lançado a notícia fomos contactados por esta empresa para fornecermos os dados do ataque de modo a que o pudessem bloquear e denunciar.

Voltando à questão da EDP tudo começa quando recebemos um email que nos avisa que depois de analisarem a nossa conta determinaram que temos direito a um reembolso, neste caso, de 78.56 Euros. Ora muitos podem pensar, claro que isto é mentira. Ninguém dá nada a ninguém. Mas agora repare. Eu de facto mudei de casa recentemente e devido a umas alterações de contrato tenho, de facto, um valor nesta casa a receber.  Seria um excelente candidato para cair nisto.

Apesar disto, ao contrário do email que parecia vir da DHL e até estava bem feito, este não. Tem alguns erros. Ainda assim, como disse, basta uma pequena desatenção. Para além disso a página para onde somos, posteriormente reencaminhados está muito bem feita.

esquema EDP
Este é o email que se recebe e que dá conta de um suposto reembolso que vamos receber por parte da EDP

Ora assim que damos um clique no link consulte os procedimentos a seguir somos então direcionados para uma página onde temos de colocar os dados do nosso cartão de crédito. Esta página está realmente bem feita, como tinha referido e deve ter dado algum trabalho.

esquema EDP
Esta página encontra-se realmente bem feita com muitos elementos chave da imagem da EDP.

Revela o montante a reembolsar, pede o nome completo, o número do cartão, a data de validade e claro o código de segurança.

Assim que preenchemos estes dados e carregamos no botão confirmar os criminosos passam a ter acesso aos dados do nosso cartão e podem de imediato comprar o que quiserem e até transferirem dinheiro usando alguns serviços online.

Um ponto importante. Quando carregamos em Confimar somos redirecionados para a página verdadeira da EDP que pode ser vista abaixo. Isto para dar aquela ideia. Já preenchemos, está tudo bem e agora vamos a página onde podemos fazer login e consultar a nossa conta. É para dar mais tranquilidade, no fundo, ao utilizador. Enquanto vamos fazendo isto tudo já anda alguém todo contente às compras com o nosso cartão.

Dito isto, fica aqui o alerta. Tenha sempre muita atenção aos emails que recebe. Verifique sempre e email de proveniência porque rapidamente vai descobrir que não se trata do email normal de uma entidade. Esteja também atento aos erros e aos pequenos sinais estranhos que fazem sempre desconfiar. No entanto a regra de ouro mais importante. Não coloque os dados do seu cartão de crédito em lado nenhum especialmente numa página que surge após ter seguido uma ligação por email.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também