Alerta! Não caia no novo esquema que se aproveita da DHL

Numa altura em que cada vez mais recorremos ao online para fazermos as nossas compras devido à pandemia que estamos a viver, todo o cuidado é pouco. O problema não está nas lojas que estão a fazer um excelente trabalho. Nem tão pouco das empresas de entrega que têm sido incansáveis. O perigo está em quem se quer aproveitar disto levando-nos a cair em esquemas. De facto, este esquema que usa a imagem da DHL está realmente bem feito e os utilizadores mal intencionados tiveram alguns cuidados para que a pessoa não tenha muito tempo para pensar.

Alerta! Não caia no novo esquema que se aproveita da DHL

Tudo começa quando recebe um email como o que mostro na imagem abaixo. Mais especificamente é-nos indicado que recebemos algo que foi devolvido. No entanto, há aqui um elemento interessante que nos leva a agir mais rapidamente. Se reparar mostra que tentaram fazer a entrega no dia de hoje às 11h45. Por esta proximidade de datas temos logo vontade de responder. Tentaram hoje vamos já tratar hoje também.

DHL esquema

Embora o email esteja bem feito e até não seja muito difícil cairmos nisto há logo um sinal de alerta. É que se verificar o endereço de onde veio o email, percebe logo que de DHL tem muito pouco.

DHL esquema

De facto refere DHL no endereço mas nem tão pouco no domínio. Ainda assim a maioria das pessoas vê apenas o nome e não irá verificar o email. Ora se receber esta mensagem deverá apagá-la e não dar um clique em absolutamente nada. No entanto para matarmos a vossa e a nossa curiosidade quisemos ver o que acontece quando damos um clique em confirme seu endereço e é exatamente o que estávamos à espera.

Em primeiro lugar somos encaminhados para um site onde recebemos a informação que não foi possível concluir a entrega. Depois para recebermos o envio o mais rapidamente possível temos de pagar 1.99 Euros.

DHL esquema

Depois somos convidados, como não é de estranhar, a introduzirmos os elementos do nosso cartão de crédito.

DHL esquema

Logo a seguir o site solicita outras informações como distrito, código postal, cidade, número de telefone, entre outros. O formulário não está assim tão bem feito quanto isso. Não falo apenas das palavras Your E-Mail não traduzidas mas das próprias validações.

Não existe a tentativa de validar nenhum dos campos para dar mais credibilidade.

DHL esquema

No entanto há outras coisas mais bem feitas.

Surge uma janela a simular o envio de um código por SMS acerca do pagamento que fizemos com o cartão de crédito. Claro que isto não serve para nada até porque os detalhes do nosso cartão já estariam há muito com os criminosos.

DHL esquema

Ou seja está um esquema bem montado mas mais na parte do email que recebemos e que nos leva a agir rapidamente. Agora que está avisado se receber esta mensagem apague de imediato.

Imagem: DHL

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também