Alerta! Cuidado com a mensagem perigosa que parece da Galp!

A Galp lançou o alerta para um novo esquema de phishing e mais concretamente para uma mensagem que está a usar a sua imagem para enganar clientes. A  mensagem que circula na Internet tem o propósito de obter ilicitamente dados pessoais. De facto, hoje notámos um aumento substancial no reencaminhamento desta mensagem que chega sobretudo (mas não só) por WhatsApp.

Alerta! Cuidado com a mensagem perigosa que parece da Galp!

Na mensagem pode ler-se que não havendo possibilidade de armazenar mais combustível devido à pandemia, irá doá-lo aos clientes. De facto, foi um bom timing para a mensagem, considerando que os combustíveis vão aumentar a partir de segunda-feira.

Quando carregamos na mensagem somos levados para o endereço galp.gratis que depois redireciona para https://galp.club/galp/#.

Aí é-nos logo transmitida a seguinte informação:

Devido a medidas de isolamento social para conter a propagação do novo coronavírus, os nossos tanques de armazenamento de combustível atingiram os seus limites máximo de capacidade. 

Como medida para evitar perdas significativas em nossas linhas de produção e, ao mesmo tempo, um esforço para ajudar os necessitados, estamos a oferecer 3 meses de combustível grátis a todos os que regressam às suas actividades profissionais ou académicas.

mensagem galp

Depois pedem-nos um nome e uma ocupação e solicitam um clique no botão Consultar.

Quando o fazemos vamos para uma página onde diz que ganhámos quatro tanques cheios por mês, durante três meses. Era bom, não era? Claro que é tudo falso.

Depois vamos para uma página de suposta partilha onde nos dizem que para solicitar o desbloqueio do BÓNUS COMBUSTÍVEL DE 3 MESES, basta partilhar a informação com a sua família e contactos no WhatsApp!

mensagem galp

Entretanto quando carregamos em desbloquear enviamos Spam para todos os nossos amigos e família. No entanto, para tornar tudo mais credível até temos lá pessoas nos comentários a referirem que já encheram o depósito gratuitamente e tudo.

Atualmente há cada vez mais esquemas na Internet e como tal é muito importante estarmos atentos para não cairmos no conto do vigário.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também